Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20961
Título: Planejamentos experimentais para avaliação da performance de fotocatalisadores inorgânicos
Autor(es): Luna, Emanuela Coutinho
Palavras-chave: Tratamento de efluentes
Fotocatalisadores
Efluente têxtil
Química analítica
Data do documento: 19-Out-2017
Resumo: No contexto de tratamento de efluentes industriais os processos oxidativos avançados (POAs) se destacam por apresentar alta eficiência na degradação de compostos orgânicos e possuir um baixo custo operacional. Neste trabalho foi avaliada a capacidade de fotodegradação dos óxidos modificados do tipo SrZrxSn1-xO3 para a remoção do corante amarelo ouro em águas. Para isto utilizou-se um planejamento fatorial 2^4 , onde foram variados 4 fatores em 2 níveis, composto por 16 experimentos. Os fatores avaliados foram massa do óxido, tempo de exposição da solução a lâmpada UVC, Intensidade da lâmpada UVC e modificação estrutural da peroviskitas SrZrxSn1-xO3, (x = 0,25 e 0,75). A variável dependente estudada foi a absorção no comprimento de onda 411nm relativo à absorção pelo cromóforo. Para a realização do experimento utilizou-se uma solução de corante na concentração de 1ppm e adicionou-se quantidade adequada de fotocatalisador, em seguida a solução foi exposta as condições determinadas no planejamento experimental. Cinco experimentos atingiram um nível de coloração maior que 90%, onde o experimento 15 descoloriu 93,19%, mas por utilizar maior numero de lâmpadas, depender de uma maior quantidade de oxido e um maior tempo, ele não foi considerado o mais eficiente. De acordo com os experimentos realizados a as melhores condições, o experimento 1 teve maior eficiência, onde foi atingida uma descoloração de 90,14%, o uso 0,01000g do catalizador SrZr25Sn75O3 por 3 horas na presença de 1 lâmpada UVC. Os experimentos realizados comprovam a eficiência do POA e seu baixo custo, pois, a melhor performance do óxido foi observada com uso de uma menor quantidade de óxido na presença de um menor número de lâmpadas e por um menor tempo.
Descrição: LUNA, E. C. Planejamentos experimentais para avaliação da performance de fotocatalisadores inorgânicos. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20961
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Coutinho Luna.pdfPDF - Emanuela Coutinho Luna567.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.