Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20963
Título: A experiência de cuidar de um familiar em sofrimento psíquico
Autor(es): Medeiros, Edinalva Cristina de
Palavras-chave: Doença mental
Saúde mental
Sofrimento psíquico
Necessidades especiais
Data do documento: 8-Ago-2018
Resumo: Considerando a pessoa em sofrimento psíquico como sujeito que demanda o cuidado de outrem devido à fragilidade emocional e demandas decorrentes dessa condição, este estudo teve como objetivo compreender a experiência de cuidar de um familiar em sofrimento psíquico. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo cinco familiares que eram cuidadores diretos de usuários do CAPS III, em Campina Grande/PB. Como proposta metodológica de coleta de dados, utilizou-se o grupo focal. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática e, por meio desta, foi possível construir as seguintes categorias: mudanças, dificuldades, estratégias de enfrentamento, apoio, o familiar em sofrimento psíquico, expectativas futuras e serviços institucionais. A experiência de cuidado revelou obstáculos que se apresentou de diferentes formas: compromisso que gera relação de dependência, dificuldades na relação com a pessoa em sofrimento psíquico e com os vizinhos, sobrecarga por exercer o cuidado sozinho, o fato de não poder trabalhar, dentre outros. Embora utilizem algumas estratégias de enfrentamento, como ficar sozinho, tentar relaxar, não contrariar ou mesmo ameaçar, o sofrimento dos cuidadores ainda persiste. Embora eles freqüentem serviços de saúde como o CAPS, torna-se importante problematizar a assistência oferecida a essas famílias bem como as ações intersetoriais a partir de suas demandas. É preciso reconhecer as condições e dinâmicas de cada família e os processos psicossociais que incidem em cada uma delas antes de simplesmente atribuir a mesma a principal responsabilidade pelo tratamento do familiar em sofrimento psíquico.
Descrição: MEDEIROS, E. C. de. A experiência de cuidar de um familiar em sofrimento psíquico. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20963
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edinalva Cristina de Medeiros.pdfPDF - Edinalva Cristina de Medeiros457.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.