Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20969
Título: A contribuição da atividade física no quadro patológico da hérnia de disco: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Ancantra, Matheus Ferreira da Silva
Palavras-chave: Educação física
Atividade física
Coluna vertebral
Hérnia de disco
Data do documento: 27-Ago-2019
Resumo: As patologias da coluna são classificadas como problemas de saúde pública, que afetam cerca de 80% da população mundial (Saúde, 2018). Dentre os fatores apontados como desencadeadores podemos destacar os sociodemográficos (idade, sexo, renda e escolaridade), os fatores comportamentais (fumo e baixa atividade física), exposições cotidianas a trabalhos físicos extenuantes, vibrações, posição viciosa ou movimentos repetitivos, e outros fatores como obesidade, morbidades ou distúrbios psicológicos (National Institute for Occupational Safety and Health, 1998). Dentro desse contexto, esse trabalho vem apresentar a importância da atividade física na conservação da coluna e no tratamento das Hérnias de Disco, patologia essa que é considerada como a segunda maior causa do afastamento por invalidez do trabalho, atingindo mais de 5 milhões de brasileiros, ficando atrás apenas das doenças cardíacas (Especiais, 2018). A investigação caracteriza-se como sendo do tipo referencial teórica, tomando como fonte de pesquisa: sites, livros, revistas e artigos, publicados nas bases bibliográficas de pesquisa: Scielo, Google Acadêmico, Pubmed, Medline, LILAC, utilizando as seguintes diretrizes: “Coluna Vertebral e suas Patologias”, “Sintomatologia da Hérnia de Disco” e “Atividades Físicas e Hérnias de Disco”. Dos artigos encontrados, foram pré-selecionados um total de 26 artigos, os quais pôde-se concluir que a atividade física, seja ela de alongamento, de resistência ou até mesmo de caráter aeróbico podem ser utilizadas como recurso terapêutico, aliadas aos tratamento farmacológicos, desde que sejam bem orientadas e estejam adequadas, de acordo com cada caso específico, contribuindo no fortalecimento, na integridade e na prevenção, não só das patologias musculoesqueléticas mas também das cardiovasculares, reduzindo os níveis de dores, de custos com fármacos, melhorando a qualidade e a longevidade do paciente.
Descrição: ALCANTRA, M. F. da S. A contribuição da atividade física no quadro patológico da hérnia de disco: Uma revisão bibliográfica. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20969
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Ferreira da Silva Alcantra.pdfPDF - Matheus Ferreira da Silva Alcantra585.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.