Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20979
Título: Avaliação do potencial mutagênico do extrato etanólico da folha de Hymenaea courbaril L. através do teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos
Autor(es): Nascimento, Thaís Araújo do
Palavras-chave: Jatobá
Extrato vegetal
Mutagenicidade
Data do documento: 9-Ago-2019
Resumo: A Hymenaea Courbaril L. (Jatobá), pertencente à família Fabaceae (Leguminosae) é uma planta com ampla distribuição geográfica, muito utilizada como fonte terapêutica para várias enfermidades com efeito vermífugo, antimicrobiano e antioxidante. Com base na crença de que produtos naturais não causam efeitos adversos. Este estudo foi realizado no intuito de avaliar o possível potencial mutagênico do extrato etanólico do jatobá nas doses de 500mg 1000mg e 2000mg/kg p.c. através do teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos. Os animais foram distribuídos em cinco grupos, cada grupo formado por três machos e três fêmeas recebendo as respectivas dosagens de tratamento aplicado via gavage. Foi estabelecido um grupo controle positivo no qual os animais foram tratados com ciclofosfamida (50mg/kg p.c.) via intraperitoneal e um grupo controle negativo tratado com água destilada via gavage. Após 30 horas do tratamento, foi realizada a coleta sanguínea para o esfregaço e preparo das lâminas, sendo coradas com Giemsa e analisadas em microscopia óptica. Foram observadas diferenças significativas apenas para a dosagem de 2000mg/kg quando comparadas ao controle negativo, apresentando potencial mutagênico. Porém, nas dosagens de 500mg/kg e 1000mg/kg não apresentou significância. Portanto, o extrato etanólico do Jatobá apresentou potencial mutagênico apenas na dosagem de 2000mg/kg.
Descrição: NASCIMENTO, T. A. do. Avaliação do potencial mutagênico do extrato etanólico da folha de Hymenaea courbaril L. através do teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20979
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Araújo do Nascimento.pdfPDF - Thaís Araújo do Nascimento734.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.