Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2098
Título: Efeito da adubação orgânica sobre a qualidade dos frutos e componentes de produção da melancieira
Autor(es): DUTRA, Kátia Otília Gomes
Palavras-chave: Fertilizantes
Citrullus lanatus
Matéria orgânica do solo
Data do documento: 2-Out-2013
Resumo: O experimento foi conduzido, em condições de campo, na Estação Experimental Agroecológica do Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, em Catolé do Rocha. Foram avaliados os efeitos de 3 fontes de matéria orgânica (F1 = Húmus; F2 = Esterco bovino e F3 = Esterco caprino) e de 5 dosagens de biofertilizante ( (D1=0,0 mL/planta/vez; D2= 40 mL/planta/vez; D3= 80 mL/planta/vez; D4= 120 mL/planta/vez e D5= 160 mL/planta/vez) nos componentes de produção e qualidade química dos frutos de melancieira . O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, num esquema fatorial 5x3 com 15 tratamentos, com 4 repetições, totalizando 15 tratamentos e 60 plantas experimentais. A água para suprimento da irrigação teve como fonte um aqüífero, poço amazonas próximo ao local do experimento. O método de irrigação adotado foi o localizado, pelo sistema de gotejamento. As variáveis estudadas na melancieira foram : número de fruto por planta, comprimento do fruto, perímetro do fruto, 0brix, pH, produção por planta e produtividade .Adubação orgânica com húmus, esterco bovino e esterco caprino e biofertilizante influenciam positivamente os componentes de produção e a caracterização química dos frutos de melancia. O esterco caprino pode substituir o esterco bovino e o húmus na adubação orgânica da melancia Crimson Sweet. A produtividade registrada para as plantas adubadas organicamente independentemente da fonte é compatível ao representado em cultivo convencional.
Descrição: DUTRA, K. O. G. Efeito da adubação orgânica sobre a qualidade dos frutos e componentes de produção da melancieira. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2098
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kátia Otília Gomes DutraPDF - Kátia Otília Gomes Dutra1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.