Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20989
Título: Venenos biotrópicos e hemostasia: Interações entre toxinas e os elementos do sistema de coagulação sanguínea
Autor(es): Nunes, Jessika Ismyrna Gama
Palavras-chave: Hemostasia
Bothrops
Serpente
Envenenamento
Data do documento: 23-Ago-2019
Resumo: Os venenos de serpentes são misturas compostas majoritariamente por íons e complexas misturas de proteínas, carboidratos, lipídeos e peptídeos conferindo efeitos a níveis fisiológicos. Entre os efeitos possíveis, os distúrbios na coagulação sanguínea é um dos efeitos mais proeminentes em envenenamento com serpentes do gênero Bothrops, devido a presença de toxinas que causam: hemorragias, deficiência na coagulação e ainda inflamações. Dessa forma, os venenos podem ser classificados em: coagulantes e anticoagulantes quando estes atuam no sistema de coagulação sanguínea, de fatores hemorrágicos quando causam lesão vascular, e ainda agregantes e antiagregantes plaquetários quando agem sobre plaquetas. O presente estudo consiste em um estado da arte visando a explanação das principais toxinas que atuam no sistema hemostático durante o envenenamento, através dos aspectos estruturais e mecanismos de ação destas. Destacam-se, as seriproteases são um grupo de enzimas que catalisam uma ampla gama de reações envolvendo a cascata de coagulação. As metaloproteases, enzimas que dependem de íons metálicos para exercerem suas funções. São responsáveis por induzirem edema, mionecrose, bolhas, dermonecrose, uma reação inflamatória proeminente e hemorragia. As fosfolipases A2 são enzimas também presentes nos venenos de serpentes, estas catalisam a hidrólise de glicerofosfolipideos de membranas celulares - eritrócitos (hemólise) e células do músculo esquelético (rabdomiólise) - contribuindo largamente para o estresse oxidativo. Dessa forma, percebe-se que dentre a composição dos venenos de serpentes, cada toxina é responsável por seu determinado efeito fisiopatológico durante o envenenamento.
Descrição: NUNES, J. I. G. Venenos biotrópicos e hemostasia: Interações entre toxinas e os elementos do sistema de coagulação sanguínea. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20989
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssika Ismyrna Gama Nunes.pdfPDF - Jéssika Ismyrna Gama Nunes551.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.