Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20991
Título: Variação da riqueza de fungos em ninhos de diferentes tamanhos de Constrictotermes cyphergaster (Blattodea: Termitidae)
Autor(es): Nascimento, Claudilene Correia
Palavras-chave: Fungos
Cupins
Ascomycota
Constrictotermes
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: A interação entre fungos e cupins é intrigante e vem sendo estudada a décadas. Conhecendo a riqueza fúngica associada a Constrictotermes cyphergaster, este estudo avaliou a riqueza fúngica nos ninhos desse cupim, verificando se esta varia em função da deposição de massa preta em um gradiente volumétrico. O material analisado foi coletado na Estação Experimental de São João do Cariri (ESSJC). Amostras de excremento (massa preta = MP) homogeneizadas foram retiradas de nove ninhos do cupim C. cyphergaster, com volumes que variaram de 2 a 68 litros. Diluiu-se sucessivamente 1g desse material até 10^-4 , que foi semeado em meio BDA com 0,4 ml de Sulfato de gentamicina, e as placas mantidas em temperatura ambiente. Registraram-se 15 espécies fúngicas pertencentes ao Filo Ascomycota, distribuídas entre os gêneros Aspergillus, Penicillium e Purpureocillium. A maior riqueza fúngica ocorreu nos ninhos de 15 e 19 L, e a menor de três espécies no ninho de 58 L. Aspergillus sp.4 mostrou maior abundância de colônias entre todos os ninhos. O índice de similaridade de Jaccard mostrou a formação de três grupos relacionados a composição fúngica entre os ninhos, com 60% de similaridade. Os fungos aqui registrados são reportados como eficientes degradadores de lignina e encontrados no solo adjacente aos ninhos. Purpureocillium cf. lilacinum é registrado pela primeira vez em ninhos de cupins. A riqueza observada entre os ninhos pode estar relacionada ao aumento de deposição de MP conforme o ninho aumenta de volume. O aumento da MP eleva o teor de matéria orgânica no ninho, que aumenta a umidade, fatores importantes para o crescimento de fungos. A temperatura também pode ter sido determinante para a abundância de colônias fúngicas. O isolamento do ninho de 68 litros pode estar relacionado as espécies exclusivas dele. Em função dos fungos serem eficientes degradadores de lignina, infere-se que esta degradação pode tornar a permanência dos fungos na MP inviável, o que pode explicar o decréscimo na riqueza e abundância fúngica com o aumento do volume dos ninhos. Conclui-se, portanto, que a quantidade de MP nos ninhos pode influenciar na riqueza de fungos e que a degradação desse composto pode induzir o decréscimo da riqueza e abundância desses organismos em ninhos com volumes acima de 50 litros.
Descrição: NASCIMENTO, C. C. Variação da riqueza de fungos em ninhos de diferentes tamanhos de Constrictotermes cyphergaster (Blattodea: Termitidae). 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20991
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudilene Correia Nascimento.pdfPDF - Claudilene Correia Nascimento1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.