Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20996
Título: Forças motivadoras para abandono da dependência química à nicotina
Autor(es): Nunes, Bruna Moura Ribeiro
Palavras-chave: Nicotina
Tabagismo
Dependência química
Data do documento: 18-Set-2019
Resumo: O tabagismo como grande problema de saúde pública apresenta fatores motivadores que conduzem o indivíduo a buscar a cessação sendo aspecto relevante para alcance da abstinência. Deste modo, objetivou-se refletir acerca das forças motivadoras para abandono da dependência química à nicotina. Utilizou-se de metodologia ativa do tipo Aprendizagem Baseada em Problemas com 122 tabagistas voluntários, de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos, disponíveis às sextas-feiras à tarde, para o Programa Multidisciplinar de Tratamento de Tabagistas ofertado pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, no período de fevereiro a julho de 2019. Na primeira etapa, foram convidados tabagistas voluntários por meio de mídia social ou entre amigos para participarem de explanação acerca do tratamento multidisciplinar de tabagistas (Medicina, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Odontologia). Na segunda etapa, a equipe de Farmácia, fez uso do método Dáder. Por meio do método Dáder, foram analisados os fatores motivadores para o abandono da dependência à nicotina assim como sua prevalência entre os assistidos. Para isso, foram utilizadas dez afirmativas com possíveis motivadores e os assistidos responderam quais destes fatores correspondiam a seus motivos pessoais, sendo possível a escolha de quantos fatores lhe fosse conveniente. Dos 122 assistidos, 67,21% foram do sexo feminino e 32,79% foram do sexo masculino. A faixa etária de maior prevalência foi de pessoas acima de 60 anos (24,59%) seguida de pessoas entre 46 e 60 anos (34,43%). Quanto aos fatores motivadores para o abandono da dependência à nicotina, 85,25% apontaram buscar a abstinência por preocupação com a saúde futura, 73,77% pelo bem-estar da família, 68,03% por ser um mau exemplo para crianças, 67,21% por não gostar de ser dependente, 63,93% por afetar a saúde atualmente, 62,29% devido à pressão de terceiros, 60,65% devido ao dinheiro gasto, 59,02% a pedido dos filhos, 55,74% por achar o hábito antissocial e 26,23% devido a restrições de ambientes. Foi possível compreender a amplitude dos fatores motivadores que conduzem tabagistas a decisão final de cessar o tabagismo, bem como, sua importância e complexidade. A atenção de profissionais de programas públicos de tratamento do tabagismo ao reforço destes fatores colabora para capacitação do tabagista em compreender, individualmente, a necessidade de estarem motivados a alcançarem a abstinência, contribuindo para si, família e sociedade.
Descrição: NUNES, B. M. R. Forças motivadoras para abandono da dependência química à nicotina. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20996
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Moura Ribeiro Nunes.pdfPDF - Bruna Moura Ribeiro Nunes495.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.