Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20999
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Zarlan da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T13:59:09Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T13:59:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20999 | - |
dc.description | MELO, Z. da C. Conceituando saúde: Perspectivas da Base Nacional Comum Curricular e da Educação Física Escolar. 2018. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentre as possíveis correlações entre áreas do conhecimento que possuem influência sobre outra, neste caso particular, a Saúde e a Educação. Dada as transformações de conceitos a respeito da Saúde, são retratados na Educação dentro do processo de ensino-aprendizagem que envolve tais conhecimentos, sobretudo, a formação do indivíduo para a sociedade, partindo dos principais referenciais da área. Objetivou-se identificar quais perspectivas tomadas pela Base Nacional Comum Curricular com relação às concepções de Saúde abordadas, tendo em vista o caráter normativo e ordenador do referido documento. De caráter bibliográfico e documental, este trabalho deteve-se no processo metodológico em realizar uma análise de conteúdo de forma categórica nos itens da Educação Infantil e do Ensino Fundamental presentes na BNCC, abordando especificamente neste último, o componente de Educação Física. Nota-se que existe dentro da literatura vigente, uma proposta de superação de um conceito restrito de Saúde, influenciando outras áreas da qual se correlaciona, a exemplo da Educação. Neste área, o livro de didático é a ferramenta principal, e nela apresenta-se certas divergências dentre os conceitos adotados sobre Saúde. A Educação Física por usa vez, envolve-se historicamente com o tema, e abrange dentre as tendências, numa perspectiva exclusiva. A partir das análises, que o documento traz consigo a concepção da Promoção da Saúde, propondo esta temática nas etapas inicias do ensino, das dimensões de aprendizagem e das habilidades do ensino infantil, como também nos objetivos de aprendizagem contidos nas disciplinas que compõe o nível fundamental. Espera-se colaborar com o estudo nas discussões existentes sobre o tema, abrindo novas direções e caminhos de interpretações a fim de consolidar melhor entendimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mirian Werba Saldanha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática da Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Conceitos de saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação fundamental | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
dc.title | Conceituando saúde: Perspectivas da Base Nacional Comum Curricular e da Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Zarlan da Costa Melo.pdf | PDF - Zarlan da Costa Melo | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.