Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/210
Título: Prevalência de fraturas de face no gênero feminino atendidas no Hospital Antônio Targino: Um estudo retrospectivo de 5 anos
Autor(es): Meneses, Raphael Oliveira de
Palavras-chave: Traumatismo facial
Anatomia da face
Odontologia
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: Na epidemiologia dos traumatismos faciais, reconhecer e identificar os agentes etiológicos mais prevalentes, o tipo de traumatismo e a população mais afetada são partes fundamentais para a estruturação de serviços, aperfeiçoamento do atendimento e melhoria das condições de vida. Nesse âmbito, tendo a face como verdadeira região de expressão da alma, vale salientar que fatores como o consumo de bebidas alcoólicas, a violência urbana e o desrespeito às normas de trânsito contribuem sobremaneira para aumentar as estatísticas dos traumatismos faciais. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo traçar um perfil epidemiológico das fraturas de face no gênero feminino atendidas no Hospital Antônio Targino, Campina Grande, Paraíba, no período de janeiro de 2005 a julho de 2009. Quanto aos aspectos éticos, esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) - CAAE (0120.0.133.000-11) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A metodologia utilizada foi do tipo observacional, epidemiológico e retrospectivo, utilizando procedimento comparativo e estatística descritiva. O método de abordagem foi a observação indireta, por meio da análise de prontuários médico hospitalares de vítimas de fraturas faciais atendidas no Hospital Antônio Targino/Campina Grande/Paraíba, durante o período de janeiro de 2005 a julho de 2009. Quanto aos resultados, o gênero masculino prevaleceu com 83,23%, tendo a faixa etária de 21 a 40 anos a mais prevalente, independente do gênero. As fraturas do Complexo Zigomático-Orbitário foram as mais frequentes (37,53%) dentro do universo estudado, estando a dos Ossos Próprios do Nariz como as mais prevalentes (44,7%) para o gênero feminino (n=226). O acidente de moto foi o fator etiológico mais frequente (n=609), na totalidade de 1348 pacientes. Após análise individualizada por gênero, o feminino teve a queda da própria altura como fator etiológico mais prevalente (31,41%).
Descrição: MENESES, R. O. de. Prevalência de fraturas de face no gênero feminino atendidas no Hospital Antônio Targino: Um estudo retrospectivo de 5 anos. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/210
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raphael Oliveira de Meneses.pdfRaphael Oliveira de Meneses627.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.