Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2100
Título: Perfil dos criadores de bovinos de corte e leite no município de Catolé do Rocha
Autor(es): Anjos, Maria do Ó Camilo dos
Palavras-chave: Agropecuária
Bovinos
Criação animal
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar o perfil dos criadores de bovino de corte e leite no município de Catolé do Rocha – PB. O estudo foi conduzido através de entrevistas, aplicandose um questionário padrão para avaliar o manejo, produção de bovinos e comercialização no município. No período de maio á junho de 2011, foram entrevistados 24 criadores, cujos dados coletados e analisados foram: Estado civil, grau de escolaridade, a utilização de práticas que evitassem a degradação do solo, os investimentos empregados e suas respectivas dificuldades, medidas profiláticas empregadas para evitar o surgimento de doenças nos animais, tipos de alimentação fornecida aos animais, destino dos produtos, tipo de cliente, raças exploradas, sistema de criação adotado, reposição dos animais, e assistência técnica. Após análise dos resultados, concluiu-se ser de extrema importância, utilizar-se mais práticas que evitem a degradação do solo a fim de que obtenha-se melhorias nas pastagens; as medidas profiláticas adotadas tem acompanhamento técnico especializado; no que diz respeito à clientela que irá absorver os produtos grande percentual são laticínios e frigoríficos e atravessador; as raças utilizadas em maior percentual e comercializadas são: Giroland, Holandesa, Nelore e Mestiças; o sistema de criação adotado foi o sistema semi-intensivo; observou-se ausência de assistência técnica especializada que favoreça o melhor direcionamento dos produtos adquiridos da exploração animal.
Descrição: ANJOS, M. O. C. dos. Perfil dos criadores de bovinos de corte e leite no município de Catolé do Rocha. 2011. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2100
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Ó Camilo dos AnjosPDF - Maria do Ó Camilo dos Anjos275.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.