Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21002
Título: Breve análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas da Paraíba
Autor(es): Nascimento, Vagner Teixeira do
Palavras-chave: Projeto Pedagógico do Curso
Ciências Biológicas
Diretrizes Curriculares Nacionais
Data do documento: 17-Ago-2019
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise dos projetos pedagógicos vigentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de três instituições públicas localizadas no estado da Paraíba. A metodologia utilizada se pautou no estudo comparativo, um elemento da pesquisa documental, pautada na abordagem qualitativa de produção de conhecimento. Assim, para a coleta de dados foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) disponibilizados pelos cursos de forma digital. Assim, estabelecemos duas categorias a priori, a fim de orientar a análise: a “Estrutura Curriculares das IES” e se atendem às “Diretrizes Curriculares Nacionais”. A análise dos PPCs de Licenciatura em Ciências Biológicas dessas instituições revelou que, entre as instituições analisadas a UEPB já tem seu PPC adequado às exigências das DCNs; a UFCG ainda precisa se adequar em relação a oferta de componente que discuta os aspectos de Inclusão Social e Direitos Humanos e a carga horária de integralização do curso (atualmente são 2.910h enquanto que a Resolução CNE/CP Nº02/2015 exige, no mínimo, 3.200h); e a UFPB precisa adequar-se em relação a quantidade mínima de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes (20h a menos do que é exigido pelas DCNS), e a oferta do componente curricular obrigatório de Língua Brasileira de Sinais. Assim, entre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Estado da Paraíba, observa-se que, até este momento (agosto de 2019) apenas o curso da UEPB atende ao que se espera da formação do profissional docente disposta nas DCNs.
Descrição: NASCIMENTO, V. T. do. Breve análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas da Paraíba. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21002
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vagner Teixeira do Nascimento.pdfPDF - Vagner Teixeira do Nascimento837.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.