Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Vagner Teixeira do-
dc.date.accessioned2019-10-10T14:00:19Z-
dc.date.available2019-10-10T14:00:19Z-
dc.date.issued2019-08-17-
dc.identifier.otherCDD 378-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21002-
dc.descriptionNASCIMENTO, V. T. do. Breve análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas da Paraíba. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise dos projetos pedagógicos vigentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de três instituições públicas localizadas no estado da Paraíba. A metodologia utilizada se pautou no estudo comparativo, um elemento da pesquisa documental, pautada na abordagem qualitativa de produção de conhecimento. Assim, para a coleta de dados foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) disponibilizados pelos cursos de forma digital. Assim, estabelecemos duas categorias a priori, a fim de orientar a análise: a “Estrutura Curriculares das IES” e se atendem às “Diretrizes Curriculares Nacionais”. A análise dos PPCs de Licenciatura em Ciências Biológicas dessas instituições revelou que, entre as instituições analisadas a UEPB já tem seu PPC adequado às exigências das DCNs; a UFCG ainda precisa se adequar em relação a oferta de componente que discuta os aspectos de Inclusão Social e Direitos Humanos e a carga horária de integralização do curso (atualmente são 2.910h enquanto que a Resolução CNE/CP Nº02/2015 exige, no mínimo, 3.200h); e a UFPB precisa adequar-se em relação a quantidade mínima de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes (20h a menos do que é exigido pelas DCNS), e a oferta do componente curricular obrigatório de Língua Brasileira de Sinais. Assim, entre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Estado da Paraíba, observa-se que, até este momento (agosto de 2019) apenas o curso da UEPB atende ao que se espera da formação do profissional docente disposta nas DCNs.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Roberta Smania Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico do Cursopt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.titleBreve análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vagner Teixeira do Nascimento.pdfPDF - Vagner Teixeira do Nascimento837.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.