Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21009
Título: Brincando e aprendendo com as crianças do maternal II: a experiência do Estágio Supervisionado em educação infantil realizado na creche municipal Elizabete Gomes da Silva - Aroeiras/PB
Autor(es): Souza, Sandra Caitano Borges de
Palavras-chave: Educação infantil
Prática docente
Ludicidade
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho intitulado “Brincando e aprendendo com as crianças do maternal II: a experiência do estágio supervisionado em educação infantil realizado na creche municipal Elizabete Gomes da Silva – Aroeiras/ PB” têm por objetivo relatar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado em Educação Infantil realizado em uma creche municipal na sala do pré-escolar II desenvolvido em dois momentos: a observação e a intervenção docente, tendo a ludicidade como suporte metodológico para proporcionar a aprendizagem da crianças. A partir dos dados coletados na fase da observação, elaboramos uma sequência didática, pensando a atividade lúdica como recurso didático fundamental para desenvolver na criança sua capacidade de brincar, imaginar, fantasiar, aprender, experimentar, interagir, dentre outras. Para tanto, utilizamos como suporte teórico, a Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Base Nacional Curricular Comum - BNCC (2018) Oliveira (2000), Pimenta, S. Lima, Moro (2004), Freire (1996), entre outros. Essa experiência foi gratificante e de grande importância para nossa formação acadêmica inicial, não só por promover a interação com profissionais da educação, mas principalmente porque foi possível colocar em prática os conhecimentos acumulados no curso de Pedagogia e refletir sobre a própria prática, aperfeiçoando-a.
Descrição: SOUZA, Sandra Caitano Borges de. Brincando e aprendendo com as crianças do maternal II: a experiência do Estágio Supervisionado em educação infantil realizado na creche municipal Elizabete Gomes da Silva - Aroeiras/PB. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21009
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Caitano Borges de Souza.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.