Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2101
Título: Crescimento de mudas de pinheira em função de diferentes substratos e dosagens de biofertilizantes
Autor(es): Gomes, Rita de Cássia de Paiva
Palavras-chave: Fertilizantes
Mudas
Pinheiro
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: A pesquisa foi realizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias no Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba em condições de estufa agrícola, em ambiente protegido localizado no município de Catolé do Rocha/PB, no oeste do estado da Paraíba, objetivando avaliar os diferentes substratos e a aplicação de fertilizante liquido via solo no crescimento de mudas de pinheiro orgânico em ambiente protegido. Foram estudados os efeitos de diferentes dosagens de biofertilizante (D1=0 m L/planta/vez, D2=40 mL/planta/vez, D3=80 mL/planta/vez, D4=120 mL/planta/vez e D5=160 mL/planta/vez) e utilizando como substrato diferentes fontes de matéria orgânica (F1, F2 e F3), onde F1 (húmus de minhoca), F2 (esterco bovino) e F3 (esterco caprino) no crescimento de mudas de plantas de pinheiro. O sistema de irrigação adotado foi o localizado, manualmente, obedecendo ao turno de rega diário. As análises estatísticas para as variáveis alturas de planta, diâmetro caulinar, número de folhas e área foliar total apresentaram diferença estatística no que diz respeito ao fator Dosagens. Tendo sido a dosagem D1(0,0mL/planta/vez), testemunha que apresentou significância, oferecendo valores na ordem de 39,66cm, 7,08mm, 20 folhas e 459,25cm2, respectivamente. Já para área foliar unitária não houve significância, mas a dosagem D1(0,0mL /planta/vez) foi a que obteve o melhor desempenho com um valor de 22,41cm2. Em relação às fontes de matéria orgânica estudadas não houve efeito significativo para as variáveis, tendo sido a fonte F1 (húmus de minhoca) a que apresentou melhor desempenho.
Descrição: GOMES, R. C. P. Crescimento de mudas de pinheira em função de diferentes substratos e dosagens de biofertilizantes. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2101
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia de Paiva GomesPDF - Rita de Cássia de Paiva Gomes1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.