Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2102
Título: Crescimento vegetativo da bananeira nanica (Musa sp) em função do uso de diferentes tipos e dosagens de biofertilizantes
Autor(es): Alves, Fábio Itano dos Santos
Palavras-chave: Produção de bananas
Biofertilizantes
Solos
Fruticultura
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: A banana, como uma das frutas mais consumidas no mundo, é produzida de Norte a Sul do Brasil, garantindo emprego e renda para os grandes e pequenos produtores. Objetivou-se, nesse trabalho, avaliar o crescimento vegetativo da bananeira Nanica submetida à aplicação, via solo, de diferentes tipos e dosagens de biofertilizantes, nas condições edafoclimáticas do município de Catolé do Rocha – PB. Foram estudados na presente pesquisa os efeitos de 5 tipos de biofertilizantes (B1 = à base de esterco bovino não enriquecido, B2 = à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha, B3 = à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha e leguminosa, B4 = à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha e cinza de madeira e B5 = à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha, leguminosa e cinza de madeira) e de 10 dosagens de (D1 = 0 L/planta/vez, D2 = 0,3 L/planta/vez, D3 = 0,6 L/planta/vez, D4 = 0,9 L/planta/vez, D5 = 1,2 L/planta/vez, D6 = 1,5 L/planta/vez, D7= 1,8 L/planta/vez, D8 = 2,1 L/planta/vez, D9 = 2,4 L/planta/vez e D10 = 2,7 L/planta/vez ) no crescimento vegetativo da bananeira Nanica (1º ciclo), bem como no crescimento das plantas do 2º ciclo, com idade de 75 dias. O experimento foi conduzido, em condições de campo, na Escola Agrotécnica do Cajueiro, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias - CCHA, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus-IV, no município de Catolé do Rocha. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com 20 tratamentos, no esquema fatorial 5x10, com quatro repetições, totalizando 200 plantas experimentais. As adubações de cobertura foram realizadas mensalmente, sendo utilizados os tipos e as dosagens de biofertilizantes preconizados. A bananeira foi irrigada através de uma adaptação do sistema de irrigação localizado denominado “Bubbler”, desenvolvido pela Universidade do Arizona (USA), sendo a condução da água feita através de canos e mangueiras utilizando-se a ação da gravidade. As observações relativas aos componentes de crescimento da bananeira, no 1º ciclo e 2º ciclo, foram altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, área foliar unitária e área foliar total. Para as variáveis estudadas as dosagens de biofertilizantes não apresentaram efeitos significativos, porém os tipos de biofertilizantes foram significativos colaborando ao aumento da área foliar da planta.
Descrição: ALVES, F. I. S. Crescimento vegetativo da bananeira nanica (Musa sp) em função do uso de diferentes tipos e dosagens de biofertilizantes. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2102
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Itano dos Santos AlvesPDF - Fábio Itano dos Santos Alves538.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.