Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21023
Título: Aula de campo no ensino de Geografia: um importante recurso metodológico
Autor(es): Silva, Diôgo do Nascimento
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Aula de campo
Prática docente
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: É abordada neste artigo a importância da aula de campo para o ensino da Geografia, um recurso que pode e deve ser usado pelo professor ao ministrar as suas aulas. Neste estudo foi realizada uma pesquisa-ação e como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários à alunos e professor da escola João Dionísio de Mendonça, localizada em Chã os Pereira município de Ingá. A aula de campo deve ser bem planejada para que alcance seu objetivo. Muitos locais podem ser usados para a realização de uma aula de campo. Na Paraíba dispomos de vários locais para a realização destas aulas. Destacamos alguns destes lugares, como a Itacoatiara do Ingá, o litoral da capital João Pessoa, como também a Estação Ciência Cabo Branco, o Parque Arruda Câmara, entre outros. Objetivou-se enfatizar, através de análise da metodologia de ensino, a importância da aula de campo para o ensino de geografia. A metodologia utilizada norteou uma visão ampla da realidade, destinadas aos alunos e professores do fundamental I e especialmente a turma do 5° ano, onde a pesquisa foi realizada. A partir dos resultados obtidos, 48% dos alunos definem uma aula de campo como uma atividade extraclasse. Com relação aos dados coletados dos professores, foi constatado que todos sabem da importância da aula de campo, utilizando essa prática como recurso metodológico. As aulas de campo foram elaboradas pelas professoras dentro dos segmentos mais importantes para a utilização da aula de campo. Por isso, os professores relataram outras disciplinas, além da geografia, e especificaram que todos os alunos se sentem empolgados quando ocorre esse tipo de aula. Segundo Justen e Carneiro (2009), o ensino da geografia deve oferecer ao aluno o “desenvolvimento da capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente, observando a realidade, tendo em vista sua transformação”. Portanto, a observação da realidade é de suma contribuição para o ensino da geografia, tal compreensão, mostra o quanto a aula de campo é essencial.
Descrição: SILVA, Diôgo do Nascimento. Aula de campo no ensino de Geografia: um importante recurso metodológico 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21023
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diôgo do Nascimento Silva.pdfPDF - Diôgo do Nascimento Silva577.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.