Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2103
Título: Efeitos de diferentes doses e tipos de biofertilizante sobre o crescimento vegetativo do consórcio de milho X feijão macassar
Autor(es): Diniz, Petrônio Ferreira
Palavras-chave: Fertilizantes
Agricultura orgânica
Crescimento
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: O objetivo da pesquisa foi avaliar o crescimento vegetativo das culturas do milho e do feijão consorciado em função de dosagens e tipos de biofertilizantes em condições de campo. A pesquisa foi realizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no município de Catolé do Rocha/PB, no Oeste do estado da Paraíba. O delineamento adotado foi o de blocos casualizados, com 15 tratamentos, no esquema fatorial 5 x 3, com 4 repetições, com 2 plantas por cova em cada repetição, totalizando 240 plantas experimentais. Foram estudados os efeitos de 3 tipos de biofertilizante (T1= enriquecido a base de esterco, T2= a base de soro não enriquecido e T3= 50% de T1 e 50% de T2) e 5 dosagens de biofertilizantes (D1 = 0 ml/planta/vez e D2 = 25 ml/planta/vez, D3 = 50 ml/planta/vez, D4= 100 ml/planta/vez e D5= 150 ml/planta/vez) no crescimento vegetativo do consórcio milho x feijão macassar. Ao termino da pesquisa foi verificado que o aumento da dosagem de biofertilizante não necessariamente significou acréscimos no crescimento do milho e do feijão macassar; as áreas foliares do milho e do feijoeiro macassar foram as variáveis de crescimento que apresentaram maior sensibilidade ao uso de biofertiizantes; o biofertilizante à base de soro não enriquecido apresentou maior eficiência do que o biofertilizante à base de esterco enriquecido na produção do milho; e o feijoeiro macassar não foi afetado pelo uso dos biofertilizantes utulizados.
Descrição: DINIZ, P. F. Efeitos de diferentes tipos de biofertilizante sobre o crescimento vegetativo do consórcio milho X feijão macassar. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2103
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Petrônio Ferreira Diniz.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.