Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21046
Título: Uso do microscópio operatório na otimização do tratamento endodôndico
Autor(es): Ferreira Neto, João Caetano
Palavras-chave: Endodontia
Odontologia
Microscópio
Data do documento: 14-Nov-2018
Resumo: A endodontia, durante muitos anos, foi dependente da sensibilidade tátil do profissional, aliada ao conhecimento da anatomia interna dos canais e radiografias, pois a visualização direta do campo operatório a olho nu constitui um desafio para o clínico em sua prática diária. Porém, com a introdução da ampliação e da iluminação com o microscópio operatório (MO) houve uma melhoria significativa no que diz respeito à previsibilidade do tratamento endodôntico. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo revisar a literatura acerca da utilização do MO na otimização do tratamento endodôntico, discorrendo sobre as suas vantagens, desvantagens e aplicações clínicas. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs-Bireme), National Library of Medicine (Pubmed-Medline), Scielo e Google acadêmico, por meio dos seguintes descritores: “microscópio em endodontia”, “microscope in endodontics” e “dental operating microscope”. Os critérios de elegibilidade foram os seguintes: artigos publicados na íntegra e disponíveis gratuitamente; estudos envolvendo indivíduos humanos; artigos publicados em inglês, português e espanhol; publicações entre 1990 e 2018; e trabalhos relacionados diretamente ao tema proposto. Conclui-se que o MO possui uso amplo na Endodontia, em etapas que variam desde o diagnóstico ao tratamento. Através da ampliação e de uma melhor iluminação do campo operatório, o uso da microscopia trouxe um aprimoramento da técnica e, por conseguinte, um aumento do índice de sucesso do tratamento endodôntico. Entretanto, o custo do aparelho e a necessidade de treinamento prévio, são fatores que limitam o seu uso.
Descrição: FERREIRA NETO, João Caetano. Uso do microscópio operatório na otimização do tratamento endodôndico. 2018. 21 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21046
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- João Caetano Ferreira Neto.pdf569.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.