Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21052
Título: Saudade o meu remédio é cantar: a topofilia expressa nas letras interpretadas por Luiz Gonzaga
Autor(es): Santos, Isabel Cristina Dias
Palavras-chave: Topofilia
Ensino de geografia
Música brasileira
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar algumas letras de músicas interpretadas por Luiz Gonzaga as quais expressam a sua topofilia, ou seja, o elo que ele estabelece com o seu lugar. Ao longo desta pesquisa, atentamos para a trajetória desse músico, cantor e compositor que, com a sua criatividade, talento e o sucesso de suas músicas, mudou a vida de muitos nordestinos, devido ao seu olhar geográfico que descrevia em suas letras, a história do seu lugar, a seca que castigava significativa parte do Nordeste e a realidade do sertanejo. Todavia, segundo o próprio Luiz Gonzaga salientava, a sua parceria com outros compositores, foi fundamental para o desenvolvimento das suas canções. Constatamos também a importância dessas letras como atividades complementares para o ensino de Geografia, que apesar de serem letras antigas que mostravam a realidade dos anos 1950, ainda são condizentes, com a realidade de hoje, tendo em vista que tem um caráter, social, cultural, físico, econômico, histórico e ambiental, tratando de assuntos atuais do nosso cotidiano. Nosso trabalho não se resume a uma abordagem teórica sobre Luiz Gonzaga e o sentimento topofílico, mas também propomos uma abordagem didático/pedagógica através de suas músicas, como forma de tornar o ensino mais atrativo, por entendermos que as referidas composições aproximam-se de uma realidade regional que trata de assuntos climáticos, socioeconômicos e culturais vivenciados pelos alunos em seu dia a dia. Com isso, para chegarmos a essa conclusão, fez-se uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande/PB onde 79% dos alunos concordaram através de um questionário, a utilização de uma metodologia diferenciada, motivo pelo qual foram sugeridas algumas letras interpretadas por Luiz Gonzaga para serem exploradas em sala pelos alunos, como forma de pesquisas, questionários e interpretações textuais.
Descrição: SANTOS, I. C. D. Saudade o meu remédio é cantar: a topofilia expressa nas letras interpretadas por Luiz Gonzaga. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21052
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ISABEL CRISTINA DIAS SANTOS.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.