Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2107
Título: Resposta da cultura do tomateiro orgânico submetido a tipos e concentrações de biofertilizante produzido em ambiente protegido
Autor(es): Cavalcante, Salatiel Nunes
Palavras-chave: Cultivo Orgânico do Tomate
Estufa Agrícola
Biofertilizante
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: O experimento foi desenvolvido em estufa agrícola no Centro de Ciências Humanas e Agrárias-CCHA, pertencente à Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus- IV, Catolé do Rocha-PB para avaliar a produção e a qualidade do tomateiro cultivado em ambiente protegido em sistemas agroecológicos no município de Catolé do Rocha/PB. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado (DIC) num arranjo fatorial 5 x 4, com três repetições, estudando os efeitos de 5 concentrações de biofertilizante aplicados via foliar (C1 = 0; C2 = 10; C3 = 20; C4 = 30 e C5 = 40 ml L-1) e diferentes tipos de biofertilizante (T1 = biofertilizante de esterco bovino comum; T2 = biofertilizante de esterco bovino enriquecido; T3 = biofertilizante de soro comum e T4 = biofertilizante de soro enriquecido) na produção do tomateiro IPA-6. O sistema de irrigação adotado foi o localizado, pelo método de gotejamento, as irrigações foram monitoradas em um único turno de rega. O solo da área experimental é classificado como Neossolo Flúvico, com textura franco arenosa. As adubações de cobertura foram realizadas semanalmente, sendo utilizados os tipos e as concentrações de biofertilizantes preconizadas. Os biofertilizantes foram produzidos, de forma anaeróbia, em biodigestores formados por recipientes plásticos, com tampa roscada, com capacidade individual para 240 litros. O pH foi de 5,08 ao receber a concentração C5 ( 40 ml L-1) e o tipo de biofertilizante T3 (biofertilizante de soro comum). O diâmetro transversal dos frutos de tomate cresceu linearmente com aplicação de diferentes tipos de biofertilizante. Quando aplicados 40 ml L-1, proporcionou superioridade de 4,61% em relação a testemunha. Para as características de produção dos frutos, a concentração C5 (40 ml L-1) e o tipo T4 (biofertilizante de soro enriquecido) proporcionaram-nas um melhor desempenho. A concentração de 40 ml L-1 apresentou uma produtividade da ordem de 25.021,33 kg/ha. Aplicando-se C5 (40 ml L-1) na produção de frutos comerciais obteve-se 77 g e 80,40 g quando utilizou-se o tipo T4 (biofertilizante de soro enriquecido) e uma produção por planta de 1876,67 e 2116,00 kg respectivamente.
Descrição: CAVALCANTE, S. N. Resposta da cultura do tomateiro orgânico submetido a tipos e concentrações de biofertilizante produzido em ambiente protegido. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2107
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Salatiel Nunes CavalcantePDF - Salatiel Nunes Cavalcante1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.