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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21072
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Luna, Talita Nancy Alves Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-07T14:30:20Z | - |
dc.date.available | 2019-11-07T14:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21072 | - |
dc.description | LUNA, Talita Nancy Alves Diniz. Efeito da adição de óleo de copaifera langsdorffii na temperatura de usinagem e compactação do cimento asfáltico de petróleo. 2019. 26 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cimento asfáltico de petróleo (CAP) é um liquido viscoso, semi-sólido ou sólido obtido através de diversos processos de destilação do petróleo. Bastante empregado nas estradas e rodovias, o CAP possui um alto grau de controle tecnológico para que em sua usinagem e compactação suas propriedades não sejam perdidas. Reduzir a viscosidade do ligante asfáltico, para que assim se tenha uma melhor trabalhabilidade é o maior objetivo de se aplicar elevadas temperaturas em sua usinagem e compactação (TUC). Uma vertente que vem sendo amplamente estudada é a das misturas mornas, que propõe algumas alternativas para que a TUC seja reduzida, entre elas, incorporar aditivos naturais, como os óleos vegetais, visto que tendem a reduzir a viscosidade do material. O objetivo desse presente trabalho consiste em estudar novas alternativas de misturas ao CAP com o intuito de reduzir a TUC tornando-o assim mais econômico, menos prejudicial ao meio ambiente e ao trabalhador. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se o óleo de Copaifera Langsdorffi, mais comumente chamado óleo de Copaíba, incorporando-o ao ligante asfáltico nas proporções de 4%, 5% e 6%. Foram realizados os ensaios de penetração, ponto de amolecimento, viscosidade rotacional e ponto de fulgor, para que fosse possível caracterizar o material. A adição de 6% foi a mais eficaz, pois apresentou uma redução nas TUC, de 12,54°C e 9,97°C, respectivamente. | pt_BR |
dc.subject | Estradas | pt_BR |
dc.subject | Óleo | pt_BR |
dc.subject | Temperatura. | pt_BR |
dc.title | Efeito da adição de óleo de copaifera langsdorffii na temperatura de usinagem e compactação do cimento asfáltico de petróleo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 67 - TCC |
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