Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21075
Título: O projeto de extensão como transformador da realidade da comunidade: um relato de experiência sistematizado
Autor(es): Sousa, Daniel Guimarães de
Palavras-chave: Odontologia
Saúde Bucal
Saúde Mental
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: As instituições de ensino superior possuem três esferas: o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse contexto enfoca-se que as atividades de extensão, desenvolvidas por alunos e professores direcionam todos os ensinamentos em benefício da comunidade e que a sistematização de experiências permite o ganho para a prática futura, estabelecendo um registro valioso, proporcionando a elaboração de questionamentos críticos e explicando a razão de ser do ocorrido. O presente trabalho descreve a sistematização dos acontecimentos e seu contexto com ênfase na importância do projeto de extensão intitulado “SAÚDE BUCAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: atividades sócio educacionais e de promoção de saúde para usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Araruna-PB" para o aluno extensionista e para os usuários, exibindo a função social da universidade no meio em que está inserida no período de 2014 a 2019. A metodologia foi realizada em cinco tempos para o processo de sistematização, a fim de construir um relato de experiência com o intuito de interpretar criticamente uma ou mais experiências através do seu ordenamento e reconstrução. Tem-se como tempos da metodologia o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a ordenação e classificação da informação, partindo para reflexão de fundo, aprofundada pela análise, síntese e interpretação crítica da atividade e, por fim, pelos pontos de chegada com a formulação de conclusões. Assim, na mudança das motivações das ações de extensão e com o amadurecimento do projeto de extensão e novo enfoque na reinserção social por meio de ações realizadas pelos extensionistas, usou-se de palestras de cunho lúdico/demonstrativo (individualizadas e também em grupo) para pessoas com deficiência, cuidadores e funcionários, tendo como ênfase as doenças bucais mais prevalentes. A principal mudança na relação comunidade e projeto de extensão está no estreitamento de vínculos, marcado pelos funcionários permitirem a organização dos horários do CAPS, mantendo a constância das escovações diárias, fortalecendo a rotina, e através do ganho de autoestima, autonomia e o interesse de os pacientes serem atendidos nos serviços de média complexidade, e também nas clinicas de odontologia do Campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba, promovendo reabilitações funcionais e estéticas.
Descrição: SOUSA, Daniel Guimarães de. O projeto de extensão como transformador da realidade da comunidade: um relato de experiência sistematizado. 2019. 36 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21075
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Daniel Guimarães de Sousa.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.