Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2108
Título: Avaliações das condições higiênicas sanitárias das carnes comercializadas na feira livre do município de Catolé do Rocha
Autor(es): Santos Júnior, Ivan Gerônimo dos
Palavras-chave: Carnes
Saúde ambiental
Feiras - livres
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: O presente trabalho teve a intenção de avaliar o nível das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos da feira livre que comercializam carnes ´in natura” do Mercado Público situado na cidade de Catolé do Rocha-PB. O principal foco do diagnóstico foi os locais onde comercializam as carnes bovina, suína, de aves e pescados e onde são preparadas para comercialização. A pesquisa foi realizada durante o mês de maio a junho de 2011, utilizando-se um roteiro de inspeção (check-list), os quais verificavam as condições de comercialização, condições de armazenamento, condições de higiene dos manipuladores e das instalações e aplicação de um questionário de perguntas diretas para avaliação da satisfação dos consumidores. O diagnóstico identificou problemas higiênico-sanitários no boxes, nos equipamentos e utensílios, nas práticas de manipulação e na qualidade dos produtos ofertados Tais condições contrariam a legislação sanitária em vigor, comprometem a qualidade do alimento, colocam em risco a saúde do consumidor e evidenciam as demandas de informações por parte do feirante sobre manipulação dos alimentos.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, I. G. dos. Avaliações das condições higiênicas sanitárias das carnes comercializadas na feira livre do município de Catolé do Rocha. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2108
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivan Geronimo dos Santos JúniorPDF - Ivan Geronimo dos Santos Júnior2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.