Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21083
Título: Avaliação da satisfação do usuário quanto ao acesso, integralidade e resolutividade em clínicas escolas de odontologia
Autor(es): Formiga, Sabrina Da Silva Sousa
Palavras-chave: Odontologia
Avaliação em Saúde
Satisfação do Paciente
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Objetivo: Avaliou se o grau de satisfação dos pacientes atendidos nas disciplinas de Clínica Integrada do curso de Odontologia da UEPB Campus VIII, Araruna/PB quanto ao acesso, integralidade e resolutividade dos serviços ofertados. Metodologia: A pesquisa deu se p or meio de um estudo descritivo, de caráter transversal, prospectivo baseado na coleta de informações obtidas por meio da aplicação de formulário estruturado adaptado aos pacientes marcados para o atendimento das clínicas integradas de Odontologia , anali sando as variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade, perfil de atendimento do aluno, bom relacionamento da equipe, estrutura da clínica escola, marcação de cons ultas e tempo da lista de espera. A amostra foi composta por 206 indivíduos. Resultados: Tivemo s maiores prevalências para sexo feminino (59,2%) com idade entre 18 e 35 anos (65,5%). O nível de escolaridade mostrou que 60,2% possuíam m ais de 11 anos de estudo . Os motivos que levaram o paciente a procurar o atendimento foram: indicação (36,9%), qual idade do serviço (28,2%), tratamento pendente (13,6%), conhecido do aluno (8,3%), encaminhamento (6,8%) e questões financeiras (5,3%). A totalidade da amostra indagou ser bem tratado (100%) e s ent ir confiança e segurança n o aluno ( A d iscussão do pl ano de tratamento, a explicação do procedimento e a clareza da explicação, t iveram resultados de 89,8%, 92,2% e 85% respectivamente. Com relação à qualidade de atendimento e das dimensões do serviço pelos acadêmicos e professores e secretaria de clínicas, apresentaram resultados satisfatórios acima de 69%. Quanto ao ambiente odontológico em que estavam sendo atendidos organização ( 73,8%), limpeza ( 76,2%), iluminação ( 72,8%), tiveram ótimos resultados, enquanto conforto ( e contato para retorno ( Tiveram resultados menores que 70% 70%. Em relação a possíveis melhorias 49,5 % não tinham nada a acrescentar, estando satisfeita (55,8%) e muito satisfeita (44,2%) com o serviço e tendo perspectiva de retorno. Os usuários relataram que passaram menos de seis meses (32,5%) para chegar às clínicas integradas. Conclusão: Apesar do processo de atendimento precisar ser aperfeiçoado, principalmente devido à demora até o tratamento odontológico e da possibilidade de um viés positivo, a grande maioria da amostra concluiu que o serviço funciona satisfatoriamente.
Descrição: FORMIGA, Sabrina Da Silva Sousa. Avaliação da satisfação do usuário quanto ao acesso, integralidade e resolutividade em clínicas escolas de odontologia. 2019. 32 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21083
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Sabrina da Silva Sousa Formiga.pdf887.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.