Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21103
Título: O uso da literatura de cordel no ensino da história
Autor(es): Medeiros, Teresa Lisieux Dantas de
Palavras-chave: Cordel
Dinamizar
Ensino
História
Data do documento: 28-Fev-2015
Resumo: Um dos principais desafios enfrentados pelos professores hoje é conseguir realizar a interação do conteúdo didático com os seus alunos. Embora as escolas, hoje, disponham de vários recursos tecnológicos, esses não tem conseguido ser uma ferramenta efetiva no processo de ensino e aprendizagem. Nesse ínterim a nossa pesquisa surge numa tentativa de chamar atenção para o que se ensina e não apenas como se ensina, levantamos a bandeira do uso da literatura popular no ensino de história, como uma ferramenta didático pedagógica que dinamiza o ensino, motiva os jovens, possibilita uma interação dos alunos com os conteúdos didáticos e abre possibilidades para entendermos a História a partir do pensar e sentir popular. Entendendo o cordel como uma literatura que nasce do povo, ela vem carregada de sentimentos, angustias problemas e realidades que nossos alunos vivenciam e este fato reforça ainda mais o uso desse tipo de literatura no ensino da História, sobretudo dentro de uma perspectiva de história social. Assim nosso objetivo principal é proporcionar aos nossos alunos uma nova possibilidade de leitura dos fatos históricos, uma leitura na qual se reconheçam, que os façam pensar e questionar a sociedade e os discursos produzidos, dessa forma acreditamos que estaremos dinamizando o ensino da História.
Descrição: MEDEIROS, Teresa Lisieuz Dantas de. O uso da literatura de cordel no ensino da história. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21103
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Teresa Lisieux Dantas de Medeiros.pdfPDF - Teresa Lisieux Dantas de Medeiros411.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.