Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21114
Título: Critérios para avaliação da qualidade de software educacional para pessoas com deficiência visual
Autor(es): Gomes, Taynar Sousa
Palavras-chave: Software educacional
Acessibilidade
Qualidade de software
Deficiência visual
Data do documento: 13-Ago-2019
Resumo: Nos últimos anos, a presença de materiais digitais para o processo de aprendizagem tem sido cada vez mais significante no ambiente escolar. Esse envolvimento do software no meio escolar tem sido aceitável no ramo da educação, por abrir outras formas de aprendizagem que o software pode oferecer ao aluno, melhorando assim o seu desempenho em sala de aula. Em se tratando de alunos com necessidades especiais, a exemplo da deficiência visual, não tem sido diferente. Nos últimos anos a inserção de pessoas com deficiência visual no ramo da tecnologia assistiva tem se elevado significativamente. A avaliação de softwares considerados educacionais tem sido alvo de várias pesquisas e experimentos. Atualmente, existem vários modelos de avaliação que fazem a análise de um software educacional. No entanto, estas avaliações são feitas de modo generalizado, onde questões educacionais e avaliações específicas para usuários portadores de deficiência visual acabam ficando ausentes nas análises. Diante do exposto, esta pesquisa propôs critérios para avaliação de softwares educacionais destinados a pessoas com deficiência visual, com o objetivo de avaliar a aplicabilidade desses softwares através de abordagem técnica, pedagógica, aspectos de interface e de acessibilidade. Um dos resultados obtidos nesta pesquisa foi a elaboração de critérios para avaliação desse tipo de software, que divididos entre aspectos técnicos, pedagógicos, aspectos de interface e aspectos de acessibilidade. Em alguns critérios foram elaborados um ou mais subcritérios nos quais descrevem operacionalmente o que o componente do critério trata. Por fim, após a elaboração dos critérios, foi realizada a avaliação de dois jogos educacionais para portadores de deficiência visual através dos critérios elaborados, sendo eles o jogo Contavox, que se trata de um jogo de matemática para auxiliar alunos do ensino básico a aprender a tabuada, e o jogo Desafio musical, que trata-se de um quiz com perguntas sobre teoria musical. Por meio desta avaliação, conseguimos identificar que o Contavox teve como resultado da avaliação o julgamento aceito com restrições, enquanto que o jogo Desafio musical teve como julgamento final regular, necessitando de verificações para melhorias do software. Diante disso, foi possível verificar aplicabilidades e identificar possíveis melhorias que poderiam ser feitas em um software.
Descrição: GOMES, T. S. Critérios para avaliação da qualidade de software educacional para pessoas com deficiência visual. 2019. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21114
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taynar Sousa Gomes.pdfPDF - Taynar Sousa Gomes2.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.