Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21117
Título: Atuação do psicólogo no CRAS: Uma análise sistemática
Autor(es): Silva, Laura Dantas
Palavras-chave: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
Psicólogo
Políticas públicas
Assistência social
Data do documento: 9-Out-2019
Resumo: O presente estudo é uma revisão sistemática que tem como objetivo compreender o que a comunidade científica nacional tem abordado a respeito da atuação do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. O procedimento de coleta de dados foi feito nas plataformas de bases de dados SciELO e PePSIC, onde foram selecionados 28 artigos que estavam de acordo com os critérios de inclusão desta pesquisa, que são: publicações dos anos de 2015 a 2019, brasileiras, disponíveis no idioma português e em texto completo e qu e abordassem o tema norteador desta pesquisa. A partir da análise de conteúdo temática documental destes artigos foram elaborados três temas norteadores da investigação: Tipo de trabalho do psicólogo realizado no CRAS; Formação acadêmica do psicólogo; e Dificuldades de atuação do psicólogo no CRAS. Os resultados apontaram um predomínio na realização do atendimento psicossocial em detrimento de práticas individualistas e descontextualizadas , mas, em contrapartida, pouco se fala sobre o desenvolvimento do trabalho multidisciplinar. Observou-se também a articulação intersetorial como uma das atividades mais mencionadas pelos autores. A formação acadêmica se mostrou inadequada e insuficiente para dar subsídios à atuação do psicólogo nas políticas públicas sociais. As dificuldades encontradas foram a precarização do trabalho dos profissionais que atuam na Assistência Social, a visão e a prática assistencialistas que ainda permeiam esta atuação e o descaso da gestão municipal em suprir as necessidades de investimento nas políticas públicas sociais. É possível perceber alguns avanços em relação à atuação do psicólogo no CRAS, principalmente em relação às atividades desenvolvidas, mas destaca-se a necessidade de problematizar as limitações encontradas.
Descrição: SILVA, L. D. Atuação do psicólogo no CRAS: Uma análise sistemática. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21117
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laura Dantas Silva.pdfPDF - Laura Dantas Silva1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.