Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21127
Título: Exercício físico associado como benefício para adolescentes obesos
Autor(es): Lima, Wallison Guimarães do Nascimento
Palavras-chave: Obesidade
Atividade física
Alimentação saudável
Data do documento: 5-Jun-2019
Resumo: Conhecida por ser uma doença universal cujo caráter epidemiológico é o principal problema de saúde pública da sociedade moderna, a obesidade é proveniente do acúmulo de gordura corporal no organismo decorrente de um balanço energético positivo crônico fazendo com que haja uma associação com diversos problemas de saúde, visto que tem uma grande relação com complicações metabólicas. Por ser um tema de grande importância a pesquisa foi realizada com o objetivo de Identificar, através de estudos sobre o tema, os efeitos da atividade física associada a outras práticas saudáveis, como a alimentação, no controle da obesidade em adolescentes.Foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa com abordagem descritiva.Para desenvolvimento do estudo foi realizado uma revisão de literatura a procura de artigos científicos que destacassem o entendimento de alguns autores sobre o tema abordado nesta pesquisa, no mês de Julho de 2019.De acordo com os dados pesquisados foi visto que o treinamento combinado é de grande eficiência para redução de peso corporal total e ganho de massa magra. A prática de atividades físicas é capaz de fornecer adaptações positivas sobre a obesidade infantil, além de ser uma coadjuvante no processo de prevenção e tratamento. Estimular o adolescente a exercer práticas saudáveis, como realização de exercícios físicos regulares e adequação a uma alimentação saudável balanceada são intervenções que obtiveram resultados entre os adolescentes participantes das pesquisas utilizadas, mostrando que devem ser sempre estimuladas por profissionais da área, tão quanto os profissionais de saúde em geral. Perda de peso, melhora no rendimento escolar, diminuição da circunferência abdominal foram exemplos dos benefícios encontrados nesta associação.
Descrição: LIMA, W. G. do N. Exercício físico associado como benefício para adolescentes obesos. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21127
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wallison Guimarães do Nascimento Lima.pdfPDF - Wallison Guimarães do Nascimento Lima594.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.