Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21128
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Patrício, Camila da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T14:39:22Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T14:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21128 | - |
dc.description | PATRÍCIO, C. da S. As contribuições do PNAIC para a prática do professor do ciclo de alfabetização da Matemática. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta como objetivo geral verificar as mudanças na prática pedagógica do professor de matemática no processo de alfabetização a partir da formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e, como objetivos específicos: descrever o pacto como uma Política Pública; identificar a importância da Formação Continuada para os Professores de Matemática no processo de alfabetização e, detectar se há necessidade de uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades dos professores nesse nível de escolaridade. A pesquisa foi baseada nos documentos oficiais que conceituam e auxiliam na clarificação do PNAIC, bem como, na concepção de alguns teóricos a exemplo de PEREZ (1995), NÓVOA (2001), entre outros. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram 03 (três) professoras do Ciclo de Alfabetização da Matemática, de uma escola pública situada na cidade de Puxinanã, PB. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário, elaborado com 10 (dez) questões subjetivas. De posse das respostas colhidas, foi realizada a análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que a formação continuada do programa trouxe importantes contribuições para a mudança da prática das professoras do Ciclo de Alfabetização. Dentre essas mudanças destacam-se a valorização da troca de experiências das professoras, a reflexão crítica sobre a prática e o reconhecimento da importância da ludicidade, contribuindo positivamente para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, haja vista, haver refletido positivamente na prática individual, impulsionando a construção de novos parâmetros pedagógicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Núbia do Nascimento Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização matemática | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC | pt_BR |
dc.title | As contribuições do PNAIC para a prática do professor do ciclo de alfabetização da Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Camila da Silva Patrício.pdf | PDF - Camila da Silva Patrício | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.