Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2113
Título: Trocas gasosas em genótipos de feijão-caupi com e sem sombreamento
Autor(es): Filgueiras, Luanna Maria Beserra
Palavras-chave: Vigna unguiculata (L.) Walp
Variáveis fisiológicas
Luminosidade
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: O feijão-caupi possui grande importância socioeconômica, nutricional e é bastante cultivado no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, devido a mão de obra empregada durante todo o ciclo da cultura. Tanto a radiação solar como o sombreamento no feijão são fatores que podem afetar bastante o desenvolvimento da planta, limitando o seu crescimento, perda de energia e como consequência diminui o processo fotossintético e a concentração de CO2. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar as alterações nas trocas gasosas em genótipos de feijão-caupi cultivado com e sem sombreamento. O experimento foi realizado na área experimental do Setor de Fruticultura e Ecofisiologia Vegetal, Campus IV, da Universidade Estadual da Paraíba, localizada no município de Catolé do Rocha, PB, no período de Julho a Setembro de 2012. Os tratamentos foram com três genótipos de feijãocaupi (G1= BRS Guariba, G2= BR17 Gurguéia e G3= BRS Marataoã) e dois níveis de sombreamento (com e sem sombra), distribuídos em três blocos ao acaso, onde a unidade experimental foi composta por uma caixa de zinco com oito plantas úteis. As variáveis analisadas: fotossíntese líquida (A), condutância estomática (gs), transpiração (E), concentração interna de carbono (Ci), eficiência no uso da água (EUA) e eficiência instantânea de carboxilação (Eic). Os genótipos de feijão caupi (BRS Guariba, BR17 Gurguéia e BRS Marataoã) apresentaram variação quanto as variáveis de fotossíntese, eficiência do uso da água e eficiência instantânea de carboxilação. O sombreamento reduz as taxas de trocas gasosas dos genótipos ‘BRS Guariba’ e ‘BRS Marataoã’, principalmente na condutância estomática (gs), fotossíntese (A), eficiência do uso da água (EUA) e eficiência instantânea de carboxilação (EiC). O genótipo de feijão-caupi ‘BRS Guariba’ sem o uso de sombreamento apresentou melhores resultados para A, EUA e EiC, indicando melhor adaptação às condições Edafoclimáticas da região.
Descrição: FILGUEIRAS, L. M. B. Trocas gasosas em genótipos de feijão-caupi com e sem sombreamento. 2012. 50f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias) – Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2113
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luanna Maria Beserra Filgueiras.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.