Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2114
Título: Eficiência fotossíntética do consórcio mamona e amendoim cultivado em condições de sequeiro no semiárido paraibano
Autor(es): Bezerra, Alane da Silva
Palavras-chave: Ricinus communis
Arachis hypogaea L.
Fotossistema
Épocas de plantio
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: A mamoneira é uma planta herbácea, da família das Euphorbiaceae, sendo bastante resistente a períodos de estiagem, pois é altamente exigente em calor e luminosidade. Assim, objetivou-se avaliar eficiência fotossintética do consorcio mamona e amendoim cultivado em condições de sequeiro no semiárido paraibano. O trabalho foi realizado no Setor de Fruticultura e Ecofisiologia Vegetal pertencente ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no município de Catolé do Rocha, PB. Conduziu-se o experimento em condições de campo no período de março de 2012 a julho de 2012, envolvendo as culturas de mamona ‘BRS Energia’ e amendoim ‘BR-1’, em sistemas consorciados e isolados. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com quatro repetições e oito tratamentos, sendo: T1 – Mamona solteira no espaçamento de 2,0 m x 0,5 m; T2 – Amendoim solteiro no espaçamento de 2,0 m x 0,2 m; T3 – Amendoim solteiro no espaçamento de 1,0 m x 0,2 m; T4 – Consórcio mamona e amendoim plantados no mesmo dia; T5 – Consórcio mamona e amendoim plantado 10 dias após a mamona (M + A10); T6 – Consórcio mamona + amendoim, este plantado 15 dias após (M + A15); T7 – Consórcio mamona e amendoim plantado 20 dias após (M + A20); T8 – Consórcio mamona e amendoim plantado 25 dias após (M + A25). A mamoneira quando consorciada com amendoim após 15 dias, tem acréscimo da Fluorescência inicial, máxima, variável e eficiência quântica do fotossistema II.Por outro lado, A mamona consorciada quando comparada com o momocultivo apresenta valores de Fo, Fm e Fv bastante inferiores.A eficiência fotossintética do amendoim consorciado é mais acentuada quando as plantas são semeadas 25 dias após a mamona.A mamona consorciada quando comparada com o momocultivo apresenta valores de Fo, Fm e Fv bastante inferiores.
Descrição: BEZERRA, A. S. Eficiência fotossintética do consórcio mamona e amendoim cultivado em condições de sequeiro no semiárido paraibano. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2114
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alane da Silva BezerraPDF - Alane da Silva Bezerra1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.