Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2115
Título: Componentes produtivos do consórcio mamona e amendoim em cultivo de sequeiro no semiárido paraibano
Autor(es): Silva, Alberlan Fernandes da
Palavras-chave: Ricinus communis L.
Arachis hypogaea L.
Plantio
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: A mamona (Ricinus communis L.) é uma planta de clima tropical adaptada a aridez, ao calor e a luminosidade, expressando seu melhor crescimento e desenvolvimento em áreas com boa insolação. Objetivou-se com o referido trabalho, avaliar componentes produtivos do consórcio mamona e amendoim em cultivo de sequeiro no semiárido paraibano. O experimento foi realizado em condições de campo, entre os meses de março e julho de 2012 no Setor de Fruticultura e Ecofisiologia Vegetal, Campus IV, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no município de Catolé do Rocha, PB, adotando- se o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições e oito tratamentos, onde três foram com mamona e amendoim em monocultivo e cinco com tratamentos consorciados utilizando como fator diferentes épocas de plantio do amendoim, sendo: T1 – Mamona solteira no espaçamento de 2,0 m x 0,5 m; T2 – Amendoim solteiro no espaçamento de 2,0 m x 0,2 m; T3 – Amendoim solteiro no espaçamento de 1,0 m x 0,2 m; T4 – Consórcio mamona e amendoim plantados no mesmo dia; T5 – Consórcio mamona e amendoim plantado 10 dias após a mamona (M + A10); T6 – Consórcio mamona + amendoim, este plantado 15 dias após (M + A15); T7 – Consórcio mamona e amendoim plantado 20 dias após (M + A20); T8 – Consórcio mamona e amendoim plantado 25 dias após (M + A25). Os resultados encontrados demonstram que nas condições experimentais do presente trabalho, todos os componentes avaliados foram influenciados pelas épocas relativas de plantio. A massa de 100 grãos da mamoneira ‘BRS Energia’ e do amendoim ‘BR-1’ obteve melhor rendimento quando em sistema consorciado. Os maiores intervalos de semeadura do amendoim ‘BR-1’ possibilitam alcançar melhores rendimentos de grãos de mamona em sistema consorciado. Por outro lado, os maiores rendimentos de vagens são obtidos no plantio de amendoim entre 0 e 10 dias após a mamoneira ‘BRS Energia’. O consorcio entre mamona e amendoim é mais eficiente quando o amendoim é semeado 10 dias após a mamona.
Descrição: SILVA, A. F. da. Componentes produtivos do consórcio mamona e amendoim em cultivo de sequeiro no semiárido paraibano. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2115
ISSN: CDD 633.85
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alberlan Fernandes da SilvaPDF - Alberlan Fernandes da Silva1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.