Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21168
Título: Musicalidade, ritmo e dança: elementos que contribuem para o desenvolvimento da criança
Autor(es): Silva, Vagner Dantas da
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Música
Dança
Ensino Fundamental
Data do documento: 18-Nov-2019
Resumo: A importância da musicalidade e dança se justifica pelo fato de contribuírem significativamente no processo de desenvolvimento das crianças, visto que auxiliam no tocante aos aspectos da psicomotricidade, afetivo, social e cognitivo, além de proporcionarem aulas diferenciadas e prazerosas, que estimula a curiosidade e o interesse dos alunos. Esse estudo tem como objetivo geral, mostrar a relevância da musicalidade, ritmo e dança como uma ferramenta norteadora na aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e como específico, constatar o ritmo como uma das vias de educação corporal, verificar relevância do aprimoramento das interações e auto estima das crianças, colaborar para uma auto consciência da linguagem corporal, o que inferimos ser um importante subsídio que pode fazer a diferença nas escolas, pois, a dança e a música, pode auxiliar tanto o professor como a criança na descoberta de um vasto campo de possibilidades de aprender e ensinar de forma mais prazerosa para a mente e para o corpo. Sendo assim, foi feita pesquisa bibliográfica e em campo no que se refere as experiências vivenciadas na escola Municipal Maria Bezerra da Silva. Levando em consideração os resultados obtidos, fica claro o quanto essas ferramentas podem contribuir significativamente no processo ensino- e aprendizagem da criança. Para ampliar a compreensão sobre o assunto, foram estudados alguns teóricos a exemplo de: Barros (2008), Brescia (2003), Vygotsky (1991/1998), Le Boulch (1987), Gil (1999).
Descrição: SILVA, V. D. Musicalidade, ritmo e dança: elementos que contribuem para o desenvolvimento da criança. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21168
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vagner Dantas da Silva.pdfPDF - Vagner Dantas da Silva501.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.