Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21175
Título: Às voltas com El Aleph engordado: as polêmicas da recepção crítica
Autor(es): Feitosa, Renata Rodrigues
Palavras-chave: Pablo Katchadjian
Literatura argentina
Crítica literária contemporânea
Literatura contemporânea
Data do documento: 24-Out-2019
Resumo: No presente artigo, adotamos como questão norteadora como se deu a repercussão em torno da publicação de El Aleph engordado (2014), do escritor argentino Pablo Katchadjian. A polêmica surge por ele ter realizado um experimento artístico utilizando como base o conto “El Aleph”, de Jorge Luís Borges. Sendo assim, estabelecemos como objetivo ler e analisar as textualidades que circularam nas mídias sobre o caso Pablo Katchadjian, comparando-as com a crítica acadêmica sobre o caso. Para isto, tomamos como base as considerações de Sussekind (2010), Jobim (2012), Laddaga (2010), Ludmer (2007), Azevedo (2011). Diante disso, fizemos uma caracterização do tipo de crítica que circulou sobre o caso, observando, inicialmente, as resenhas publicadas em sites e blogs, para depois nos debruçamos sobre as notas explicativas, também disponíveis nas mídias digitais, e breves ensaios críticos acerca da questão. Ao fim, comparamos os textos analisados com os apontamentos da crítica literária acadêmica, chegando à conclusão de que, para o experimento de Katchadjian, não existem profundas diferenças entre aquilo que a acadêmica e a não acadêmica leu sobre ele.
Descrição: FEITOSA, R. R. Às voltas com El Aleph engordado: as polêmicas da recepção crítica. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21175
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Rodrigues Feitosa.pdfPDF - Renata Rodrigues Feitosa845.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.