Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21198
Título: Uma compreensão do sentido pedagógico do livro didático na disciplina de educação física no contexto escolar
Autor(es): Araújo, Jocelma Justino Cruz
Palavras-chave: Educação física
Livro didático
Concepções pedagógicas
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: O objetivo principal da pesquisa foi investigar a importância do livro didático nas aulas de Educação Física, refletindo sobre os conteúdos que devem ser abordados no referido material didático. Assim, delimitamos nossa fundamentação teórica em dois capítulos: breve histórico da trajetória de Educação Física e uma visão das concepções pedagógicas da Psicomotricidade aos Parâmetros Curriculares Nacionais. A relevância do tema para o contexto escolar se justifica por ser o livro didático uma ferramenta que pode auxiliar o professor nos conteúdos elencados para o ensino da Educação Física no contexto educacional. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativa. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa 05 professores de educação física. O lócus da presente pesquisa foram 02 escolas estaduais da rede regular de ensino, fundamental e médio. A pesquisa de campo foi realizada no primeiro trimestre de 2014. O relato de experiência dos participantes da pesquisa mostrou a necessidade de elaboração de novos projetos que contemplem a Educação Física escolar e o Livro Didático e que envolva docentes e estudiosos da área para uma reflexão a cerca dessa temática. Diante do respaldo científico apresentado, ressaltamos a relevância de termos um material didático escrito que norteie a prática do professor de Educação Física, complementando e orientando a abordagem do vasto conteúdo pertinente a disciplina, de modo a respeitar os níveis de desenvolvimento e as características de cada aluno.
Descrição: ARAÚJO, Jocelma Justino Cruz. Uma compreensão do sentido pedagógico do livro didático na disciplina de educação física no contexto escolar. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21198
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocelma Justino Cruz Araújo.pdfPDF - Jocelma Justino Cruz Araújo746.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.