Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21199
Título: As implicações da seca nas relações de ensino e aprendizagem na cidade de cachoeira dos Índios, PB
Autor(es): Almeida, Tiago Lourenço de
Palavras-chave: Educação
Seca
Semi-árido
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O semiárido nordestino vem passando, atualmente, por uma das mais desoladoras secas dos últimos anos. Os efeitos desse fenômeno atingem de forma negativa grande parte da população, que acaba sofrendo com suas consequências nas mais variadas esferas da vida. Esta monografia mostra como além de ser um problema de ordem climática, a seca também possui implicações inerentes ao contexto social que acabam por se refletir no âmbito educacional. Propomos, assim, que estudemos todas as relações e implicações que o fenômeno da seca causa as estruturas subjetivas e materiais relacionados aos diversos atores que estão diretamente inseridos e ligados ao processo educacional. A pesquisa baseou-se em métodos como: entrevistas com professores, alunos e comunidade escolar; Levantamento de dados estatísticos junto à escola que possibilitem traçar o perfil estudantil da localidade afetada por tal fenômeno climático. É preciso que se busque compreender que o fenômeno da seca, além de ser um problema de ordem climática, relaciona-se ao contexto social e educacional dos discentes que convivem nessa região. Neste escrito, problematizaremos de que forma o fenômeno da seca apresenta implicações para as relações educacionais de aprendizagem, objetivando compreender de que forma o fenômeno da seca acaba interferindo e alterando as relações educacionais do semiárido paraibano, e nesta mesma vertente identificando os efeitos provocados pela seca que mais afetam e prejudicam e alteram as relações educacionais e de aprendizagem e descobrindo formas que possibilitem uma convivência com a seca de forma a reduzir os danos por ela causados ao âmbito educacional da região em estudo.
Descrição: ALMEIDA, Tiago Lourenço de. As implicações da seca nas relações de ensino e aprendizagem na cidade de cachoeira dos Índios, PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21199
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Lourenço de Almeida.pdfPDF - Tiago Lourenço de Almeida566.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.