Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Éwerton Clécio Viturino dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T17:52:16Z | - |
dc.date.available | 2019-11-27T17:52:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21204 | - |
dc.description | SANTOS, E. C. V. dos. Contribuições da educação decolonial e da educação para a paz nos processos de inclusão e pertencimento escolar. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | As instituições que compõem o Estado-nação na contemporaneidade possuem inúmeros desafios no que tange ao desenvolvimento potêncial dos indivíduos que delas participam. O constante intercâmbio cultural e social colocaram em pauta novas formas de compreender o mundo, abordar grupos e populações. Diante disso, o presente trabalho busca analisar caminhos pedagógicos presentes no âmbito escolar que propiciam a criação do sentimento de pertencimento do aluno no contexto educacional, os quais carregam o potencial de facilitar o processo de ensino-aprendizagem bem como o desenvolvimento de ambientes inclusivos. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, utilizando-se do método pesquisa-ação e estudo de caso, além da técnica etnográfica para investigar três objetivos específicos, quais sejam: (1) apontar o papel da escola na desconstrução de percepções sobre normalidade no indivíduo desde o início da sua formação; (2) identificar caminhos e práticas que contribuem para a escola criar ambientes de acolhimento; (3) descrevê-los a partir das atividades desenvolvidas na Escola Santa Ângela, em João Pessoa – Paraíba. Considera-se que tais práticas tiveram impacto positivo nos alunos participantes, na medida em que puderam expressar suas histórias e necessidades, possibilitando assim o diagnóstico de problemas e a busca de alternativas para a sensibilização por meio da introdução de novos valores e elementos representativos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação decolonial | pt_BR |
dc.subject | Pertencimento escolar | pt_BR |
dc.title | Contribuições da educação decolonial e da educação para a paz nos processos de inclusão e pertencimento escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 52 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Éwerton Clécio Viturino dos Santos.pdf | Éwerton Clécio Viturino dos Santos | 591.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.