Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2122
Título: Descrição e identificação de pontos críticos da atividade de distribuição de frutas na feira central de Riacho dos Cavalos
Autor(es): Sousa, José Galvani Vieira de
Palavras-chave: Feira-livre
Higiene
Riacho dos Cavalos
Data do documento: 10-Out-2013
Resumo: O objetivo da pesquisa foi traçar o perfil das frutas comercializadas na tradicional feira livre do município de Riacho dos Cavalos, abordando as diversas formas de apresentação para comercialização e consumo, contextualizando-os sob o aspecto de a segurança alimentar. O estudo foi desenvolvido com base numa pesquisa de campo realizada na feira livre de frutas. Inicialmente manteve-se contato com os feirantes e a partir daí, as informações gerais sobre a feira foram obtidas. Em seguida realizou-se entrevistas de caráter exploratório semi-estruturada. feira de frutas funciona sempre aos sábados ocupando as ruas do centro da cidade com duração das quatro horas da manhã até uma hora da tarde. Para comercialização há uma mistura de produtos alimentícios e não alimentícios, tais como, carnes, queijos, frutas, verduras, panela de ferro e barro, produtos de couro. A cada dois dias são adquiridos pelos comerciantes uma quantidade equivalente a novos frutos.. Esses produtos são expostos em bancadas e não são cobertos com nenhum tipo de embalagem. A feira de frutas de Riacho dos Cavalos é tradicional, formada por comerciantes que repassam suas atividades de geração a geração. Daí encontra-se, variações de tempo de serviço desses feirantes, existindo trabalhadores que estão há cincos anos apenas na atividade, como outros que já estão há 12 anos. A feira central de Riacho dos cavalos apesar de ser um espaço administrado pelo poder público municipal, não há fiscalização por parte da Vigilância Sanitária. Os procedimentos utilizados para a comercialização das frutas são pouco higiênicos, tais como, à exposição dos produtos a poeira, ventos que pode acarretar em contaminação de bactéria aos alimentos.
Descrição: SOUSA, J. G. V. de. Descrição e identificação de pontos críticos da atividade de distribuição de frutas na feira central de Riacho dos Cavalos. 2013. 46f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2122
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Galvani Vieira de SousaPDF - José Galvani Vieira de Sousa2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.