Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21232
Título: Produção de menta (mentha piperita) e uso do óleo essencial no controle de espécies de (candida)
Autor(es): Cavalcante, Maria da Conceição
Palavras-chave: Mentha piperita
Hidropônia
Agreste
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: As plantas medicinais e aromáticas, em especial a menta (Mentha piperita), ainda são pouco avaliadas em pesquisas científicas, e várias espécies não têm recebido suficiente atenção sobre formas adequadas de cultivo e tratos culturais. O objetivo foi avaliar a produção de biomassa da menta cultivada em sistema hidropônico, com diferentes espaçamentos e doses da solução nutritiva. A produção agronômica de menta em sistema hidropônico, foi realizada no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no município de Lagoa Seca - PB. Os experimentos seguiram delineamento em blocos casualizados (quatro blocos), no esquema fatorial 2 x 4, onde foram estudados dois espaçamentos (0,25 x 0,25 e 0,25 x 0,13) e quatro doses da solução nutritiva (80, 90 ,100 e 110%). O cultivo hidropônico foi desenvolvido em casa de vegetação. Aos 60 dias após o semeio (DAS) em espuma fenólica, A menta pode ser plantada em espaçamentos mais adensados no sistema hidropônico, pois lhe confere maior produtividade. A dose de 100% da solução nutritiva, utilizada para folhosas, também satisfaz as necessidades nutricionais da menta e promove seu desenvolvimento satisfatório. O óleo essencial da menta apresenta efeito fungicida nas cepas testadas (Candida tropicalis, Candida albicans, Candida glabrata, Candida krusei).
Descrição: CAVALCANTE, M. da C. Produção de menta (mentha piperita) e uso do óleo essencial no controle de espécies de (candida) . 20p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21232
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-MARIA DA CONCEIÇÃO CAVALCANTE SILVA.pdfMaria da Conceição Cavalcante408.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.