Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21258
Título: Valoração do patrimônio geomorfológico dos Lajedos do Bravo (Boa Vista-PB) e da Salambaia (Cabaceiras-PB)
Autor(es): Nascimento, Maria Edilene da Silva
Palavras-chave: Geodiversidade
Patrimônio geomorfológico
Geoconservação
Patrimônio natural
Data do documento: 13-Nov-2019
Resumo: Ao longo do tempo a discussão a respeito do patrimônio natural, histórico, artístico e cultural surge de modo a defender a preservação e conservação dos seus elementos enquanto herança e parte integrante da natureza e da sociedade. O debate acerca do Patrimônio Geomorfológico baseia-se na mesma proposta, sendo os elementos geomorfológicos o ponto chave para a preservação e conservação dos elementos da Geodiversidade. Desse modo, os elementos geomorfológicos identificam uma herança coletiva ligada á história do homem e da sociedade que merece ser preservado para garantir as gerações presentes e futuras o entendimento da evolução terrestre. Nesse contexto, os Lajedos do Bravo e da Salambaia situados no Cariri Paraibano, nas cidades de Boa Vista e Cabaceiras, PB, apresentam distinta paisagem que compõem um patrimônio geológico, geomorfológico e cultural. O objetivo da pesquisa foi identificar caracterizar e valorar essas áreas com a permissa de promover conhecimento científico voltado para a preservação e conservação. A metodologia utilizada deu-se através de visitas de campo ao local com a utilização de equipamentos como: GPS, máquina fotográfica e a ficha de valoração do Patrimônio Geomorfológico proposta por Vieira (2014), dando suporte para identificar, caracterizar e valora os sítios geomorfológicos Lajedo do Bravo (SG01) e Lajedo da Salambaia (SG02). Os valores calculados para as duas áreas foram: 0,90, para o valor intrínseco (científico), sendo um elevado valor científico que sustenta seu valor enquanto patrimônio, o valor adicional foi calculado em 0,84 e para o valor de uso e gestão foi obtido o valor de 0,70, sendo o mais baixo valor de todos os critérios o que demonstra a necessidade de se investir em práticas de conservação dessas áreas. Sendo assim, são áreas que apresentam elevado valor científico e cultural, merecendo ser preservadas como forma de entendimento da evolução terrestre para as gerações presente e futura.
Descrição: NASCIMENTO, M. E. da S. Valoração do patrimônio geomorfológico dos Lajedos do Bravo (Boa Vista-PB) e da Salambaia (Cabaceiras-PB). 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21258
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA EDILENE DA SILVA NASCIMENTO.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.