Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21260
Título: Controle interno: um estudo de sua composição e relevância para a gestão empresarial
Autor(es): Cândido, Leandro Pereira
Palavras-chave: Gestão empresarial
Controle interno
Lei Sarbanes-Oxley
Contabilidade empresarial
Data do documento: 13-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Sabe-se que o conhecimento insuficiente sobre a composição e relevância do controle interno por parte dos gestores pode afetar o ambiente de trabalho e causar erros e prejuízos as organizações. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo geral estudar a importância da utilização de um sistema de controle interno adequado para a gestão empresarial, bem como, apresentar as vantagens, e alertar os gestores para os efeitos da fragilidade do mesmo. Além disso, em virtude da complexidade dos controles internos presentes nas grandes organizações empregou-se como um modelo referencial a lei Sarbanes-Oxley no combate as fraudes. Para alcançar este objetivo utilizou-se na metodologia o método dedutivo, em relação aos objetivos a pesquisa descritiva, em relação aos procedimentos a pesquisa qualitativa e em sua contextualização foi empregada a pesquisa bibliográfica. São abordados no presente trabalho conceitos, a importância, a classificação e os objetivos do controle interno. Este estudo mostrou que um controle interno eficaz e eficiente é de fundamental importância para a continuidade da empresa. Nesse sentido, este trabalho apresenta o controle interno como ferramenta indispensável para obter-se informações fidedignas para a tomada de decisão.
Descrição: CÂNDIDO, L. P. Controle interno: um estudo de sua composição e relevância para a gestão empresarial. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21260
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Pereira Candido.pdf666.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.