Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2127
Título: Trocas gasosas em combinações copa/porta-enxerto de citros durante o dia
Autor(es): Oliveira, Izaac Menezes de
Palavras-chave: Citrus spp
Semiárido
Fisiologia
Data do documento: 10-Out-2013
Resumo: Atualmente a produção agrícola está cada vez mais dependente da ciência e tecnologia, haja vista que, o conhecimento de fatores que interferem no rendimento das culturas aliado a novas e eficazes técnicas de cultivo são imprescindíveis para a obtenção de elevadas produtividades e melhores rendimentos econômicos. Neste cenário está inserida a citricultura, devido a sua importância sócio-econômica na exportação. No entanto, a produtividade ainda é considerada baixa devido à restrição hídrica. Assim, objetiva-se com este trabalho estudar o comportamento fisiológico de combinações copa/porta enxerto de citros durante o dia cultivados no Semiárido da Paraíba. A pesquisa constou da condução de um estudo de campo na área experimental do Setor de Fruticultura e Ecofisiologia Vegetal, pertencente ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Campus IV, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Estudouse, em um delineamento experimental de blocos casualizados, o comportamento fisiológico diário de cinco porta-enxertos enxertados com o Pomeleiro ‘Star Ruby’, e dois porta-enxertos sob copa da limeira ácida ‘Tahiti’, totalizando sete combinações, repetidas em seis blocos. O comportamento fisiológico foi avaliado em oito horários, às 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15 e 17 horas, quando as plantas estavam com três anos de idade e em fase vegetativa, no período de mais demanda atmosférica do ano. Para os dados do comportamento fisiológico, procedeu-se a análise de variância, usando-se o teste F, seguido de teste de agrupamento de médias (Scoot Knoot) (p<0,05) entre o fator horário de avaliação em cada combinação copa/porta-enxerto e entre genótipos em cada horário avaliado, usando-se do software SISVAR 4.0. As combinações copa/porta-enxerto, G2P, G5P e G4T, obtiveram melhores valores fisiológicos, sendo estes um aspecto relevante para a escolha de combinações adaptadas para o semiárido da Paraíba. Conclui-se que a combinação do Limeira ácida ‘Tahiti’ e o Pomeleiro ‘Star Ruby’ possui potencial para o semiárido devido o seu melhor comportamento fisiológico e à maior eficiência quanto ao uso de água.
Descrição: OLIVEIRA, I. M. de. Trocas gasosas em combinações copa/porta-enxerto de citros durante o dia. 2013. 47f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2127
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izaac Menezes de OliveiraPDF - Izaac Menezes de Oliveira2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.