Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2132
Título: Desempenho do girassol adubado com casca de amendoim e fertilizante químico em regime de sequeiro no semiárido paraibano
Autor(es): Linhares, Anne Carolline Maia
Palavras-chave: Girassol
Oleaginosa
Adubação orgânica
Fertilizantes
Data do documento: 15-Out-2013
Resumo: O girassol (Helianthus annuus L.) é uma oleaginosa que apresenta características agronômicas importantes, como maior resistência à seca, ao frio e ao calor, que a maioria das espécies normalmente cultivadas no Brasil. Objetivou-se com este trabalho estudar o desempenho do girassol, variedade Embrapa 122, em condições de sequeiro, utilizando como matéria orgânica casca de amendoim natural e moída, doses crescentes de nitrogênio na forma de amônia (20%) e doses fixas de fósforo na forma de superfosfato simples, no município de Catolé do Rocha – PB. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso em arranjo fatorial 2 x 4, sendo (2) representando duas formas de utilização da casca de amendoim (natural e moída) na quantidade de 3 toneladas/ha e (4) referente as dosagens de nitrogênio (0, 30, 60, e 90 kg/ha), com 4 repetições, totalizando 32 parcelas. Em todos os tratamentos foi utilizada uma adubação fixa de P2O5 na quantidade de 30 kg/ha. As sementes de girassol foram plantadas em vasos plásticos de 60 L com 57,0 cm de altura, 40,0 cm de diâmetro superior e 26,5 cm de diâmetro inferior. As dosagens dos fertilizantes foram calculadas considerando a superfície e a profundidade de cada vaso, bem como as informações das análises de fertilidade do solo. Foram analisadas as variáveis: altura de planta, altura do capítulo, diâmetro caulinar, área foliar por planta, n° de folhas, diâmetro externo do capítulo, diâmetro interno do capítulo, comprimento da raiz e teor de óleo. Diante os resultados observados, o girassol 122 da Embrapa, respondeu significativamente à casca de amendoim em sua forma natural e não respondendo as dosagens crescentes de nitrogênio.
Descrição: LINHARES, A. C. M. Desempenho do girassol adubado com casca de amendoim e fertilizante químico em regime de sequeiro no semiárido paraibano. 2013. 33f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2132
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Carolline Maia LinharesPDF - Anne Carolline Maia Linhares868.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.