Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21329
Título: Ser mulher no Timor: uma análise da imagem feminina dos discursos sobre o Barlaque no município de Lautém
Autor(es): Fernandes, Leonia Gusmão
Palavras-chave: Balarque
Análise do discurso
Discriminação sexual
Mulher timorense
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: O barlaque (cerimônia tradicional de casamento) é uma das tradições do Timor Leste, que envolve inúmeras discussões instigantes devido às suas práticas que, por um lado, dignifica a mulher por manter o laço familiar, e, por outro lado, traz algumas consequências negativas, dentre elas, a discriminação da mulher no seio familiar. Para tanto, o presente estudo tem como objetivo visa compreender o funcionamento dos discursos proferidos referentes à identidade feminina durante a realização da cerimônia matrimonial, na tradição do município de Lautém, com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso da linha francesa. Especificamente, além de buscar compreender a ideologia sociocultural que subjaz nos discursos proferidos, ou seja, o “não dito”, procura-se também entender, por meio dos discursos e depoimentos da sociedade presentes nesta pesquisa, se essa prática cultural influencia ou impede a mulher de ter o mesmo direito como homem na família. O Corpus constitui-se de um vídeo sobre o barlaque neste município timorense, que foi apresentado pelo programa da televisão show kultura e publicado na rede social Facebook TV Entertainment. Para o embasamento teórico, utilizamos Orlandi (2015), Brandão (2012), Fernandes (2007), entre outros, sobre as concepções teóricas da Análise do Discurso tais como o Sujeito, a Ideologia, a Formação Discuriva, a Memória Discursiva e o Interdiscurso.
Descrição: FERNANDES, L. G. Ser mulher no Timor: uma análise da imagem feminina dos discursos sobre o Barlaque no município de Lautém. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21329
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LEONIA GUSMÃO FERNANDES.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.