Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21339
Título: Estudo da ocorrência de Leishmaniose visceral em crianças do município de Brejo Santo - CE
Autor(es): Inácio, Cícera Civândina Neves
Palavras-chave: Leishmaniose visceral
Notificação
Crianças
Data do documento: 23-Mai-2012
Resumo: A Leishmaniose Visceral (LV) é uma infecção crônica, não contagiosa, que atinge principalmente, as crianças menores de 10 anos, podendo ficar encubada por algum tempo e só depois desencadear os sintomas. Quando postergado o diagnóstico ocasiona agravamento da doença, chegando até ocorrer óbito. Neste sentido o presente estudo objetivou averiguar a ocorrência de Leishmaniose visceral em crianças do município de Brejo Santo-CE. Trata-se de um estudo transversal, através de pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um formulário estruturado para obter dados das fichas de notificações dos casos de LV ocorridos em Brejo Santo-CE, no período de 2007 a 2011. Para análise dos dados será utilizado o software Microsoft® Office Excel 2010. Detectou se 11 casos de LV em crianças, majoritariamente do gênero masculino. Foi observado que a grande maioria dos casos ocorreu na zona urbana, fato que sinaliza o processo de urbanização da doença. OS sintomas mais frequentes foram aqueles comumente relacionados com a patologia: febre, fraqueza, tose, diarreia, edema palidez, aumento do baço e do fígado, icterícia, vômitos e dor abdominal. O principal exame para realização do diagnóstico foi o mielograma e o medicamento de primeira escolha para o tratamento da LV foi Antimonial Pentavalente (Glucantime ®). Logo é importante a capacitação dos profissionais de saúde, a realização de um programa de educação em saúde sobre a patologia junto à população do município, bem como a implantação de medidas de combate aos vetores
Descrição: INÁCIO, Cícera Civândina Neves. Estudo da ocorrência de Leishmaniose visceral em crianças do município de Brejo Santo - CE. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21339
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícera Civândina Neves Inácio.pdfPDF - Cícera Civândina Neves Inácio1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.