Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2134
Título: A história do esporte paralímpico e sua contribuição para os deficientes na sociedade: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Pereira, Ana Cláudia de Andrade
Palavras-chave: Esporte paralímpico
Inclusão social
Deficiência física
Educação física adaptada
Data do documento: 21-Out-2013
Resumo: Este estudo de cunho bibliográfico teve como objetivo, discutir sobre fatos históricos da inclusão dos deficientes na sociedade através do esporte paralímpico e analisar como a mídia vem tratando esse assunto. Segundo Andrade (2008) a integração dos deficientes físicos no esporte cria um sentimento de dignidade e autoestima, podendo também estimular as potencialidades de cada indivíduo, a educação física adaptada é tida como uma ponte para o esporte de rendimento ou como um momento de lazer. Para Andrade (2008) a falta de acessibilidade e oportunidade é responsável pela pequena participação de pessoas deficientes na sociedade, essa dificuldade fica clara quando observamos que tudo é elaborado para os ditos “normais”. Segundo o último censo em 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) no Brasil há 24,6 milhões de pessoas que tem algum tipo de deficiência, definindo esses dados entre as regiões brasileiras à região sudeste é a que tem o menor número de deficientes com 13,1% e o nordeste ficando com a maior porcentagem de deficiente com 16,8% Duarte (2012) apud Mello (2012) o que pode causar o aumento de deficiência é relativo de cada país, o Brasil por ser um país em desenvolvimento onde a saúde publica é precária, o saneamento básico é precário, acidentes de trânsitos, quedas e queimaduras tudo isso contribui para o aumento de deficiência. A segunda guerra mundial em 1944 ocasionou lesões corporais nos ex-combatentes, que tiveram de passar por modelos de reabilitações médicas e sociais. O esporte paralímpico teve inicio através do médico alemão Ludwing Guttamann que teve a ideia de usar práticas esportivas com o objetivo de reabilitar e socializar ex-combatentes de guerra. A parti do contexto histórico concluímos que o esporte paralímpico teve grande importância na historia da inclusão dos deficientes através do Dr. Ludwing Guttmann que disseminou a prática do esporte para os lesionados medulares com objetivo de reabilitar e socializar. Percebemos também que a falta de estruturas arquitetônicas ainda deixa a desejar impossibilitando o acesso dos deficientes em alguns lugares público, e que a mídia depois da criação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) passou a divulgar sobre o Esporte Paralímpico com uma imagem positiva sem termos estereótipos.
Descrição: PEREIRA, A. C. de A. A história de esporte paralímpico e sua contribuição para os deficientes na sociedade: uma revisão bibliográfica. 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2134
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia de Andrade Pereira.pdfAna Cláudia de Andrade Pereira407.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.