Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21340
Título: Avaliação da percepção dos profissionais de saúde sobre questões de saúde mental no município de Caturité: desafios enfrentados
Autor(es): Bezerra, Adriana Rosilda Barbosa
Palavras-chave: Saúde mental
Unidade Básica de Saúde
Desafios e perspectivas
Data do documento: 21-Mar-2015
Resumo: INTRODUÇÃO. O trabalho se propõe a analisar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a saúde mental através dos profissionais de enfermagem na atenção básica no município de Caturité – PB e a reflexão sobre o tema. Para tanto, foi realizado um questionário semi-estruturado com diversas questões relacionadas à Política Nacional de Saúde Mental, seus desafios e perspectivas. METODOLOGIA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, pois, segundo Gil (2002) tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícitos ou a construir hipóteses. ANÁLISE. A análise do material pesquisado subsidia a discussão das práticas e vivências dos profissionais de enfermagem no seu dia a dia nas Unidades de Atenção Básica e a psiquiatria comunitária que se reflete na atual política de saúde mental. Os profissionais que atuam na atenção básica já possuem em sua maioria (40%) uma experiência prática bem consolidada, de modo que suas experiências de trabalho facilitam a sua atuação na prática da promoção da Política de Saúde Mental. Segundo os profissionais pesquisados o municipio necessita principalmente de um Caps (40%) e gupos de apoio (40%).CONCLUSÃO. Aferimos que podemos destacam a importância do conhecimento teórico sobre saúde mental, embora não seja suficiente para direcionar as práticas de estabelecimento de vínculo e responsabilização no município, segundo preconiza o modelo de atenção psicossocial da Política Nacional de Saúde Mental. Os temas mencionados pelos entrevistados relacionam-se às questões relevantes para a busca de práticas e estratégias aplicáveis no município. Considerando fundamental o desenvolvimento de habilidades e atitudes para atuar em saúde mental, como capacidade de formação de vínculo, afinidade com a área, saber trabalhar em equipe, e ter consciência coletiva e de participação social.
Descrição: BEZERRA, Adriana Rosilda Barbosa. Avaliação da percepção dos profissionais de saúde sobre questões de saúde mental no município de Caturité: desafios enfrentados. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21340
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Rosilda Barbosa Bezerra.pdfPDF - Adriana Rosilda Barbosa Bezerra677.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.