Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21348
Título: O Garoto negro em Copacabana: uma análise do fotojornalismo e sua estética social
Autor(es): Geraldo, Daniel José
Palavras-chave: Fotojornalismo
Estética social
Fotografia
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo se propõe a analisar como a fotografia de estética social repercute na internet a partir da interação gerada nas redes sociais. Tentamos adentrar nas interpretações apresentadas na rede após a publicação da foto “O Garoto em Copacabana Beach”, de autoria de Lucas Landau, apontando para a importância do conhecimento prévio, por parte do fotógrafo, da sua proposta de criação, assim como as possíveis interpretações dessa imagem, diante da visão própria que cada um constrói sobre o que se vê e a revelação da existência de uma estética ainda presente na sociedade referente à figura do negro. Este trabalho aponta a necessidade de discussões sobre os diversos espíritos que surgem quando determinada imagem é exposta e a importância do profissional entender esse processo. Com a pesquisa de natureza qualitativa, fazendo uso de pesquisa exploratória e descritiva, lançando mão do estudo de caso, nosso trabalho analisa como esta fotografia foi interpretada nas redes sociais. Como resultado, entendemos a necessidade de contextualização de uma fotografia de cunho social, como forma de não fortalecer os estereótipos sociais.
Descrição: GERALDO, D. J. O Garoto negro em copacabana: uma análise do fotojornalismo e sua estética social. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21348
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel José Geraldo.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.