Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21364
Título: O discurso humorístico e a desconstrução de esteriótipos sobre a mulher: uma análise das piadas do "Zorra".
Autor(es): Ferreira, Thiago Domingos da Silva
Palavras-chave: Análise do discurso
Humor
Piada
Mulher
Desconstrução do esteriótipo
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O programa humorístico “Zorra”, desde 2015, vem trazendo uma nova proposta de humor, não mais voltada para reprodução dos estereótipos, mas focada em seu caráter crítico sobre a sociedade. Uma mudança observada na forma de abordagem das temáticas nas piadas presentes na atração televisiva é a respeito da desconstrução dos estereótipos em torno da mulher. Portanto faz-se necessário compreender de que forma o discurso utilizado pelo programa trabalha em prol de romper com imagens estereotipadas construídas historicamente pela sociedade em torno da mulher. Para isso, este trabalho apresenta uma análise de piadas, cujo objeto discursivo é a mulher, com a finalidade de analisar discursivamente os efeitos de sentido dessa desconstrução no texto das piadas. Para alcançar este objetivo o trabalho está fundamentado na perspectiva da Análise do Discurso francesa, a partir das considerações apoiadas nas noções do discurso, formação discursiva, produção de sentido, estereótipos e a identidade da mulher. A pesquisa está baseada em um estudo bibliográfico de caráter descritivo, por meio da qual será realizada uma análise de cinco piadas veiculadas pelo programa. Verificou-se que as piadas são produzidas com base nos discursos machistas e estereotipados relacionados à identidade e ao papel social atribuído à mulher, a fim de produzir sentidos que desconstruam estas representações. É possível afirmar que o discurso humorístico produzido pelo “Zorra” funciona no sentido de uma desconstrução a respeito da identidade estereotipada da mulher, enquanto os programas desse gênero televisivo reafirmam estes estereótipos.
Descrição: FERREIRA, T. D. da S. O discurso humorístico e a desconstrução de esteriótipos sobre a mulher: uma análise das piadas do "Zorra". 2019. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21364
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THIAGO DOMINGOS DA SILVA FERREIRA.pdf978.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.